Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Fevereiro de 2006 às 23:40

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) monitora os 141 municípios para o controle da dengue devido ao aumento dos casos registrados. Em 2005, foram notificados 10.729 casos. De janeiro até 15 de fevereiro, já são 1.595 casos, número 30% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. O Estado convoca os municípios para a intensificação das ações de combate a dengue com o intuito de reduzir o número e prevenir novos casos de dengue grave.

Segundo a coordenadora estadual do Programa da Dengue, Maria de Lourdes Girardi, o Estado está à disposição para apoio técnico aos municípios, de acordo com avaliação das Vigilâncias Epidemiológicas municipais. O Plano de Contingência para o Controle da Dengue do Estado está em execução desde outubro de 2005. “O que esperamos agora é que cada município intensifique suas ações no combate à dengue devido ao aumento de notificações em todo o Estado”, disse Maria de Lourdes.

Ela explica que é necessário que as secretarias municipais de Saúde mobilizem a população para que faça parte da ação de contingência da doença. “A dengue é uma doença urbana: 90% dos criadouros são encontrados nos domicílios. Daí a importância do envolvimento da população. Outro fator importante é a integração das equipes de controle da dengue com as secretarias municipais responsáveis pela limpeza urbana, de educação e outros seguimentos da sociedade civil organizada”.

A Secretaria de Estado de Saúde também já disponibilizou equipamentos para controle do mosquito para 70 municípios do Estado, capacitou médicos para diagnóstico e tratamento de casos de dengue grave e as equipes de Programa de Agente Comunitário de Saúde (PACS) e do Programa de Saúde da Família (PSF) para a realização da vigilância e controle da doença.

“Apesar de os municípios estarem trabalhando nas ações de controle, é necessário neste momento que estabeleçam parcerias e adotem novas estratégias para o trabalho. Cabe também à população tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito como tampar os depósitos de água, evitar água limpa e parada em recipientes como garrafas e pneus e fazer a destinação correta do lixo doméstico. Estas são algumas das atitudes que as pessoas devem tomar e que vão contribuir para a redução da infestação do mosquito e, conseqüentemente, da transmissão da doença”, disse.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318650/visualizar/