Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 14 de Fevereiro de 2006 às 17:52

    Imprimir


O Governo do Estado, cumprindo a política de inclusão social, vem realizando cirurgias em crianças com deformidades congênitas, também conhecidas como pé torto. A cirurgia do pé torto é um serviço que consiste na correção de deformidades das crianças com o objetivo de evitar seqüelas para a vida adulta.

O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa já realizou 12 cirurgias e existe agendamento para operar outras 84 crianças. “Estamos programando um mutirão de cirurgias para atender essa demanda. O projeto iniciou em novembro de 2005 e conta com a parceria do Hospital Geral Universitário (HGU)”, afirmou o diretor-geral do Cridac, Pedro D’Ornellas.

Ontem (13/02), o Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa recebeu as crianças que haviam sido submetidas ao processo cirúrgico para a primeira reabilitação.

Dona Rosália Ataíde Ribeiro de Oliveira, 27 anos, mãe de um bebê de nove meses que operou os dois pezinhos, estava feliz com o resultado. “O crescimento do meu filho me preocupava muito, achava que ele nunca poderia andar normalmente. Sofremos discriminação pelo problema. Agora sei que ele vai ter uma vida normal. Nunca pensei que ele pudesse ser operado de graça, pelo SUS”.

Para Odete Alves de Souza, 39 anos, que estava com a filha de 2 anos e meio operada de um dos pés, o Centro de Reabilitação representou o fim de uma via crucis. “A operação foi uma benção de Deus, a realização de um sonho e agradecemos muito aos médicos que foram tão eficientes e nos atenderam tão bem”, declarou.

O médico Miguel Alito, com formação em ortopedia e membro da equipe médica do Centro, afirmou que essas declarações tornam o seu trabalho mais gratificante. “Vermos o resultado nas crianças e a satisfação dos pais nos deixa confiantes”, comentou. Ele indicou que os pais levem seus filhos ao Centro assim que notarem a deformidade congênita. “Até aos cinco meses de vida é possível corrigir a deformação sem operar. A partir daí é necessária a intervenção cirúrgica", informou o médico.

Ele alerta que a criança deve ser curada antes de dar os primeiros passos. Porém, se existirem casos em que as crianças que já aprenderam a andar têm o problema do pé torto, os pais devem procurar o serviço de referência no Estado para o tratamento necessário.

A equipe do Centro de Reabilitação é composta pelos ortopedistas Miguel Alito e Paulo Spengler, a médica anestesista Patrícia Hatsumi Yashiro Hosida e o enfermeiro Renato de Souza.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318835/visualizar/