Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 14 de Fevereiro de 2006 às 08:32

    Imprimir


Os motoristas que falam ao volante pelo telefone celular se distraem tanto como os que conversam com os passageiros, afirma um estudo do Instituto para a Pesquisa do Transporte, da Universidade de Michigan, divulgado hoje. O novo estudo mostra que os motoristas que falam com os passageiros mostram níveis parecidos em sua concentração para dirigir como os que usam telefones celulares.

Os pesquisadores não encontraram diferenças estatísticas na habilidade para se manter dentro dos limites das linhas ou ao volante, tanto nos motoristas que mantiveram conversas com seus passageiros como nos que usaram celulares.

"Isto sugere que do ponto de vista da condução, falar pelo telefone celular não é pior que conversar com um passageiro ou realizar outra atividade que possa distrair", disse James Sayer, um dos pesquisadores do instituto.

"No entanto, os resultados de nosso estudo mostram que muitas outras condutas, como comer, beber, realizar atividades de asseio e ter conversas com passageiros, são também muito prejudiciais", acrescentou.

A equipe analisou centenas de vídeos de 36 motoristas em automóveis equipados com câmeras, que registraram o movimento do veículo e o comportamento do motorista durante quatro semanas. Mais de 45 mil pessoas morrem a cada ano nos EUA em acidentes de trânsito, que deixam mais de 2,9 milhões de pessoas feridas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/318938/visualizar/