Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 08 de Fevereiro de 2006 às 15:23

    Imprimir


Rio de Janeiro - O impacto do turismo no comércio carioca em janeiro deve provocar um crescimento de 2,4% no faturamento do varejo em relação ao mesmo mês do ano passado. Esta é a estimativa da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ). "É um resultado bom e é um crescimento sobre os 2,7% registrados em janeiro do ano passado (sobre igual mês de 2004)", disse a diretora do Instituto Fecomércio, Clarice Messer, ao divulgar a pesquisa "Impacto do Turismo no Comércio".

Clarice observa que janeiro é particularmente representativo para o turismo carioca por ser mês de férias tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, o mês fica entre duas festas pelas quais o Rio é conhecido mundialmente - o Revéillon e o carnaval. "Este ano, como o carnaval é no fim de fevereiro, é até melhor para o comércio, porque aumenta essa temporada forte de turismo", comentou.



Importância "O turismo é muito importante para o comércio do Rio de Janeiro", disse, observando que o turista gasta em média 50% mais do que o morador da cidade. Do faturamento com turistas, 61,7% vêm dos estrangeiros e 38,3% dos nacionais.

Apesar da estimativa de aumento de faturamento, 24,3% dos entrevistados acreditam que a vinda dos turistas para o Rio de Janeiro é prejudicada pelo alto índice de violência (74,1%), pela falta de policiamento (13,6%) ou pela "má imagem da cidade" (25,9%), que estaria relacionada à mendicância, a poluição da água do mar e às línguas negras em praias e não à violência propriamente.

A pesquisa foi feita com base em entrevistas com 396 comerciantes, de ramos variados do comércio na zona sul do Rio. Não foram inclusos nas entrevistas profissionais do ramo de hotelaria.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/319881/visualizar/