Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 07 de Fevereiro de 2006 às 07:40

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, entregou na tarde desta segunda-feira (06.02) cinco veículos tipo pick-up, marca Nissan Frontier para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária em Mato Grosso. No ato da entrega, o secretário Augustinho Moro disse que uma das preocupações do Estado é elevar a qualidade dos serviços de vigilância. “O Ministério da Saúde transferiu recursos para Mato Grosso onde foram pactuadas ações com o objetivo de fortalecer as atividades pertinentes às vigilâncias que tem como princípio a prestação de serviços de interesse da Saúde e acima de tudo o fortalecimento das ações de inspeção sanitária”, disse o secretário.

O superintendente de Saúde Coletiva em exercício, Benedito Oscar Fernandes ao receber os veículos afirmou que a aquisição desses carros servirá acima de tudo para dar suporte aos serviços de inspeção sanitária, estabelecimentos alimentares que são repassados ao consumidor. O consumidor ao comprar um produto e detectar alguma irregularidade denuncia aos órgãos públicos. “Mas antes que isso aconteça, a vigilância sanitária deve fazer um trabalho pró ativo e verificar se os alimentos disponibilizados a população estão em conformidade com os regulamentos legais. Esses serviços já vinham sendo feitos e agora com os carros vamos intensificá-los colocando mais equipes de fiscalização nas ruas”, ressaltou Benedito Oscar.

O superintendente em exercício comentou ainda que uma das preocupações da Saúde é tentar se antecipar aos problemas que possam surgir. “Com essas ações poderemos manter um controle sanitário”, completou.

Segundo a gerente de Vigilância e Serviços da Visa, Valéria Francischini, as atribuições da Vigilância Sanitária são muitas com campo vasto de atuação. Somos nós que atuamos nas áreas de alimentos, na inspeção de medicamentos, na qualidade do sangue e hemoderivados, no campo da toxicologia, cosméticos entre tantos outros. A nossa responsabilidade social é muito grande, pois somos nós que devemos orientar e esclarecer as indústrias, os consumidores de como proceder para disponibilizar e consumir produtos adequados. Neste aspecto, temos que sempre sair na frente, executar ações de caráter preventivo. “A população deve ser a nossa grande parceira em denunciar quando adquiri qualquer produto que não seja adequado. Assim estaremos aperfeiçoando cada vez mais a qualidade na promoção e prevenção a saúde”, enfocou Valéria.

As pick ups foram adquiridas por meio de um Termo de Ajustes e Metas da Vigilância Sanitária (TAM/Visa) com custo de R$ 342,9 mil, recurso este transferido fundo a fundo por meio de pactuação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com os Estados, Distrito Federal e municípios.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/320247/visualizar/