Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 06 de Janeiro de 2013 às 18:24

    Imprimir


As despesas prioritárias da classe C deixaram de englobar somente moradia e alimentação. Um estudo divulgado pelo Konkero –  site de consultoria financeira gratuito, em parceria com a empresa de pesquisas Plano CDE, mostrou que outros itens tais como carro, convênio médico e lazer passaram a fazer parte dos gastos.

O grupo de itens básicos de consumo passa a contar também com internet e telefone. Conforme relatou a pesquisa, 60% da classe C já acessa a internet, correspondendo a um total de 38 milhões de pessoas. Esse número significa quase 50% dos usuários de internet no Brasil, que são de 82 milhões (segundo o Ibope). Apesar disso, “é importante ressaltar que boa parte destes usuários usa internet fora de casa – seja no trabalho, em smartphones ou lanhouses”, diz o levantamento.

Convênio médico, poupança e seguros
A pesquisa cita que o Instituto Data Popular divulgou que em setembro de 2012, que 53% dos consumidores da classe C julgavam que a saúde é o principal problema a ser resolvido no Brasil – tal fato justifica a preocupação em contratar planos de saúde, que passaram a constar da lista de prioridades de gastos para a classe C.

Poupança e seguro também entraram na lista de gastos prioritários do brasileiro da classe C, no entanto ainda estão em último lugar. “São gastos que não têm retorno perceptível a curto e médio prazo”, conta a Konkera.

O estudo foi feito com trabalhadores formais e informais pertencentes à classe C, abrangendo famílias com renda familiar média entre R$ 1.361 a R$ 3.400.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/32047/visualizar/