Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 02 de Fevereiro de 2006 às 15:36

    Imprimir


Além de reduzir à metade o número de casos de tuberculose, a meta do governo brasileiro é alcançar a detecção de mais de 70% dos casos e curar pelo menos 85% das pessoas que iniciam o tratamento. Trata-se de uma das Metas do Milênio, assumidas pelo Brasil, a ser alcançada até 2015.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, em 2,5 anos, o Brasil dobrou o número de unidades de saúde que realizam o tratamento supervisionado, por meio de postos e centros de saúde, além de equipes de saúde da família.

"O doente típico é o homem jovem, migrante, trabalhador da construção civil, com problemas associados ao uso de álcool, de drogas e de baixa condição econômica", afirmou Barbosa. Ele alertou que a única forma de cura da doença é o diagnóstico precoce e que a vacina BCG só protege na infância.

"Toda pessoa que apresentar tosse durante mais de três semanas deve procurar a unidade de saúde, porque pode ser tuberculose. Quando ela não é diagnosticada precocemente, é ruim para a pessoa, que pode ter seu estado agravado, e para os outros, pois passa a ser foco de disseminação da doença", esclareceu o secretário.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321140/visualizar/