Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 15:46

    Imprimir


Pelo menos três exemplares de peixes estão competindo pelo título de menor peixe do mundo. Na semana passada, foi anunciada a descoberta do menor peixe do mundo, que media apenas 7,9 milímetros. A minúscula criatura, uma fêmea do Paedocypris genus, foi descoberta nos pântanos de Sumatra, na Indonésia. Mas por menor que ele possa parecer, foi noticiado que dois outros peixes seriam ainda menores.

Parasita sexual Em 2004, o Museu Australiano de Registros catalogou um exemplar macho do Schindleria brevipinguis medindo 7 milímetros. Ele foi encontrado em volta da Grande Barreira de Corais da Austrália. E foi localizado um exemplar macho do Photocorynus spiniceps nas Filipinas, com apenas 6,2 milímetros de comprimento.

A notícia da identificação do peixe foi divulgada pela publicação Ichthyological Research em setembro passado. Ele passa a vida unido a uma fêmea da espécie, que é muito maior do que ele, e, em algumas espécies, pesa até 500 vezes mais do que o macho.

A fêmea nada e se alimenta e o macho é encarregado de ajudar na reprodução. Em termos científicos, o macho P. spiniceps é considerado um parasita sexual.

Ted Pietsch, acadêmico da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, acredita que o peixe de 6,2 milímetros de comprimento é, de fato, o menor já encontrado.

Medidas Ralf Britz, um especialista do Museu de História Natural, em Londres, publicou pesquisa na semana passada qualificando o Paedocypris, vertebrado, de 7,9 milímetros.

Ele disse que o P. spiniceps não foi mencionado no trabalho científico de sua equipe porque não viu a pesquisa sobre esta espécie a tempo. "Nós simplesmente não tínhamos idéia desta publicação, nenhum de nós sabia disso", afirmou Britz.

O especialista afirmou que o caso todo deu ensejo a questões curiosas sobre como o tamanho de peixes tão minúsculos foi estabelecido. Nem sempre fica claro, disse ele, quando um exemplar atingiu a idade adulta e, portanto, chegou a suas dimensões.

"É mais fácil ver como uma fêmea sexualmente madura atingiu a idade adulta e, portanto cresceu totalmente. É mais fácil ver como um exemplar de fêmea na plena maturidade sexual compara-se a um exemplar macho. Para um macho, deve ser analisado um exame de tecido para ver se as gônadas atingiram a maturidade", acrescentou.

Mas a busca pelo menor peixe vai continuar. "No final das contas estes peixes são muito interessantes e incomuns e precisam ser estudados mais detalhadamente", afirmou Britz.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321443/visualizar/