Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Fevereiro de 2006 às 13:20

    Imprimir


O período de chuvas, propício à procriação do mosquito da Dengue – o Aedes Egipty, desperta a preocupação da secretaria municipal de Saúde de Campo Novo do Parecis. Segundo dados da secretaria em janeiro de 2006 já foram registrados 20 casos de suspeita de dengue, apesar de nenhum ainda ter sido confirmado. Esse número é praticamente o mesmo registrado em todo o ano passado, que contabilizou 21 casos suspeitos.

Também em janeiro de 2006 já foram identificados 144 criadouros do mosquito responsável pela transmissão da virose, que em sua forma mais crítica pode levar à morte. Os locais com maior incidência de focos do mosquito são os bairros: Nossa Senhora Aparecida, com 64 focos; centro, com 33; e o bairro Jardim das Palmeiras, onde apesar de o resultado ainda ser apenas parcial já foram somados 28 focos do mosquito. O departamento de Vigilância Sanitária e Epidemiológica ainda aguarda os dados do bairro Boa Esperança, da Itamarati Norte, da Usina Coprodia e do Assentamento Guapirama.

Apesar da pouca incidência da doença no ano passado ela ainda não está erradicada. O combate a dengue passa pela prevenção e é preciso que haja um cuidado constante de cada morador, eliminando todo possível criadouro. O mosquito se desenvolve em água parada e limpa. Dos 509 focos identificados no ano passado 370 eram residências e 222 lixo doméstico, principalmente plásticos como embalagens de iogurte e outras que podem acumular água.

A recomendação da secretaria é que ao sentir os sintomas da doença, que são: febre alta por vários dias, dores de cabeça, nos olhos, nas juntas, aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo, falta de apetite e fraqueza a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima onde é feita uma ficha de suspeita de dengue e é iniciado o acompanhamento médico.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321502/visualizar/