Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 31 de Janeiro de 2006 às 14:49
Por: Márcio Moreira

    Imprimir


Agentes de Saúde encenaram hoje (31) pela manhã na Escola Municipal Maria Tomich, sede do projeto Prefeitura em Movimento, bairro Ribeirão do Lipa, uma peça teatral alertando aos moradores do Pólo III da Região Oeste de Cuiabá quanto aos cuidados que se deve ter para a prevenção do mosquito da dengue.

A peça retrata a abordagem, que é feita diariamente pelos agentes de saúde aos domicílios da Capital. De acordo com a bióloga do Centro de Controle de Zoonoses, Cristina Macanham, muitas pessoas não sabem a importância do trabalho que é feito por esses profissionais e acabam rejeitando a entrada deles nas residências. “Falta mais consciência da população em colaborar para eliminação das larvas do mosquito Aedes Aegypti”, afirmou. A proliferação do mosquito da dengue é maior nos meses de calor.

Através do teatro, os atores orientam aos moradores a tomarem cuidados com vasos de plantas e limpeza de casa. São alertas que evitam o surgimento de criadouros do Aedes Aegypti. Além das casas, os agentes visitam empresas consideradas de risco para a proliferação do mosquito, como transportadoras, borracharias, oficinas e ferros-velhos. Eles orientam sobre a importância de verificar sempre caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, aquários, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se instalar e se proliferar.

A bióloga ressaltou ainda que o mosquito fêmea é quem pica e transmite o vírus da dengue. Cada uma pode depositar até 300 ovos que possuem uma sobrevida de até um ano em condições apropriadas. Ao serem atingidos pela água se transformam em larva e depois em mosquito.

Cada inseto tem uma vida útil de cerca de 45 dias e consegue um sobrevôo de em média dois quarteirões. Muitas vezes confundidos com o conhecido pernilongo, eles são “caseiros”, não fazem vôos muito longos ou altos. Ficam geralmente sob mesas, cama e costumam atacar no início da manhã e final da tarde. Possuem o tamanho de um grão de arroz.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/321742/visualizar/