Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 16:27
Por: ALEXANDRE FRANCO

    Imprimir


A cerimônia de lançamento do Prêmio Finep Etapa Centro-Oeste, em Cuiabá, que tem o apoio da Secitec, Sebrae, Fiemt e Ministério da Ciência e Tecnologia, abre a temporada de inscrições para projetos concebidos por micro, pequenas, médias e grandes empresas, pesquisadores, inventores ou instituições científicas do setor privado e público, oriundos dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal.

Também estará acontecendo em conjunto com o lançamento regional do prêmio Finep o 3º Fórum de Inovação Tecnológica, que além de debates relacionados à inovação alcançadas por pessoas, empresas e instituições, dará a oportunidade para empresários se atualizarem sobre as tendências e novidades do mercado tecnológico e, além disso, reforçarem aspectos de capacitação profissional.

Conforme interpreta o coordenador institucional, Deuci Castro, da Financiadora Nacional de Estudos e Pesquisas, o Prêmio Finep passou a ser um selo valioso de reconhecimento nacional que vem coroar iniciativas no que diz respeito à inovação tecnológica. “Para o evento de 2006, cada pessoa ligada a este segmento da Ciência, Tecnologia e Inovação possa ser um multiplicador desta idéia, assim cada um vai ajudar nas ações integradoras que vão render frutos para o Estado de Mato Grosso e, por extensão, para toda região do Brasil Central”, destacou Castro, em referência à Etapa Regional do Centro-Oeste que provavelmente será apresentada em março, em Cuiabá.

Ao fazer um balanço dos últimos cinco anos de premiação, Deuci Castro diz que houve crescimento gradual quanto ao número de inscrições, ele compara, por exemplo, o ano de 2000, quando 279 inscrições foram feitas e em 2005 quando foram registrados 679 projetos inscritos.

“O Prêmio Finep foi lançado em 1998 apenas para a região sul e teve 25 inscrições em sua estréia e após oito edições que gradualmente foram incorporando as demais regiões brasileiras já superamos a marca das 650 inscrições. Felizmente esta é uma premiação que passou a fazer parte da agenda oficial do País”, comemora Castro.

Deuci Castro diz que uma semana antes da abertura programada da etapa regional em Cuiabá está previsto o lançamento nacional do Prêmio Finep, no Rio de Janeiro.

Após o período das inscrições, que geralmente vai até o final de junho, tanto a seleção como a escolha dos projetos regionais, tem por data o início do último trimestre deste ano para a divulgação dos premiados, período que também conta em seguida com a realização da etapa nacional, em Brasília/DF.

Para maior facilidade, os participantes poderão optar pela inscrição eletrônica via internet, com o preenchimento dos formulários e encaminhamento da cópia do projeto pelo site: www.finep.gov.br , ou na forma convencional, via correio, com o encaminhamento das propostas dos projetos para a sede da instituição no Rio de Janeiro (Finep – Financiadora de Estudos e Projetos – aos cuidados do Departamento de Coordenação Institucional. Endereço: Praia do Flamengo, 200 – 9º andar CEP: 22.210-030 – Rio de Janeiro/RJ). No caso de dúvidas para o preenchimento da proposta o interessado pode recorrer ao serviço de atendimento da Finep pelo fone (21) 2555-0555.

Lançamentos e Novidades

Entre janeiro e fevereiro, segundo informa Deuci Castro, a diretoria da Finep vai preparar o lançamento de um livro que conta os principais casos de sucesso de projetos de inovação tecnológica premiados por todo o Brasil.

Outra proposta em estudo seria do prêmio destinado a grande empresa inovadora passar a se pautar opcionalmente numa lista de empresas previamente selecionadas que venham a ser convidadas a se candidatarem ao concurso. “Talvez façamos um convite formal para que algumas empresas participem do Prêmio Finep, em geral estas grandes empresas relutam em participar em razão da dificuldade em exporem seus números estratégicos de mercado”, antecipa Castro que acredita que com tal alternativa haveria de estimular o aumento de inscrições nesta categoria de premiação.

“O que precisa ficar bem claro é que para todo empresário, a exposição na mídia é dinheiro e, portanto, seria maravilhoso descobrirmos estes empreendedores espalhados pelo Brasil e caso consigam a premiação, ganhem a merecida visibilidade aos seus projetos”, argumenta o coordenador do prêmio para a região Centro-Oeste.




Fonte: Assessoria/Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322883/visualizar/