Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 24 de Janeiro de 2006 às 13:31

    Imprimir


O Partido Conservador conseguiu hoje uma vitória apertada no Canadá acabando com mais de 12 anos de governos liberais. O Partido Conservador elegeu 124 deputados, o Partido Liberal conseguiu 103, o separatista Bloco Quebequense obteve 51 e o social-democrata NDP ficou com 29.

Além disso, os eleitores escolheram um deputado independente. O líder do Partido Conservador e futuro primeiro-ministro, Stephen Harper, abriu seu discurso de aceitação dos resultados à 1h30 de hoje (4h30 de Brasília) afirmando: "Nosso grande país votou pela mudança e os canadenses nos pediram que lideremos essa mudança".

Mas Harper, um economista de 46 anos que em 2003 conseguiu unificar a direita canadense pela primeira vez desde 1993, também reconheceu que os eleitores canadenses não lhe concederam os deputados necessários para governar sozinho, por isso está disposto a "cooperar com todos os demais partidos".

Harper, que embora tenha nascido em Toronto passou a maior parte de sua vida na província de Alberta, no oeste do país, também disse algumas palavras que os habitantes das províncias mais ocidentais do país esperavam ouvir há anos. "Agora o oeste está dentro", assinalou.

O premier eleito se referia ao chamado déficit histórico do país, à falta na história moderna do Canadá de um primeiro-ministro e um governo com fortes raízes no oeste do país e especialmente em Alberta, e à fonte ideológica do conservadorismo canadense.

A vitória de Harper representará uma série de importantes mudanças na política doméstica e na área internacional.

No Canadá, Harper lembrou que de forma imediata reduzirá os impostos com o desconto num item do imposto do valor agregado, que reformará o sistema judiciário para endurecer as penas e que aumentará o orçamento militar. Embora Harper não tenha mencionado, em sua agenda de Governo também está a modificação do sistema de transferências econômicas entre as províncias e o Governo central, um ponto defendido pelo separatista Bloco Quebequense e que representará menos dinheiro para os cofres federais.

E principalmente, na área social, Harper quer reduzir o sistema de programas sociais e reverter a aprovação em 2005 dos casamentos homossexuais. Na área internacional, Harper expressou sua intenção de retirar o Canadá do Protocolo de Kyoto e apoiar o escudo antimísseis que os Estados Unidos estão colocando em andamento.

Estas duas medidas serão vistas com bons olhos pela Administração do presidente George W. Bush e melhorará as relações entre Canadá e Estados Unidos, que atravessam um de seus piores momentos desde a eleição de Bush em 2000.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/322952/visualizar/