Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 12:54

    Imprimir


Os analistas do mercado financeiro elevaram as expectativas de inflação para 2006. A revisão ocorre no momento em que prévias dos indicadores de preços apontam para uma alta acima do previsto para o mês de janeiro.

Segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo Banco Central, a previsão para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) teve uma leve alta, passando de 4,58% para 4,61% A meta de inflação deste ano é de 4,5%, com um intervalo de dois pontos para cima ou para baixo.

A previsão para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) passou de 4,55% para 4,86%. Já para o IGP-M (Índice Geral de Preços Mercado), a expectativa passou de 4,65% para 4,85%.

Na semana passada, foi divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) que a inflação medida pelo IGP-M acelerou para 0,82% na segunda medição de janeiro. Em igual período do mês anterior, o índice havia apurado deflação de 0,06%.

A expectativa é que a taxa básica de juros, a Selic, encerre o ano em 15% ao ano. Hoje ela está em 17,25%, após corte de 0,75 ponto percentual promovido pelo Copom (Comitê de Política Monetária) na reunião da semana passada.

A previsão para o crescimento da economia foi mantida. A pesquisa aponta para um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 3,5%.

Sobre o crescimento da produção industrial, a previsão sofreu uma leve redução, e passou de 4,05% para 4%.

Já a projeção em relação ao superávit comercial - saldo positivo entre exportações e importações - passou de US$ 38 bilhões para US$ 38,7 bilhões.





Fonte: Folha News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323192/visualizar/