Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 07:59

    Imprimir


A inadimplência nas escolas particulares deve provocar até o fim do ano o fechamento de pelo menos mais 15 estabelecimentos de ensino em Mato Grosso, prevê o presidente do Sinepe, Gelson Menegatti.

Ele destaca que cerca de 10 escolas deverão parar as atividades na Grande Cuiabá e outras 5 no interior do Estado. A projeção desfavorável ao segmento é justificada pelo ritmo de queda nos rendimentos das escolas devido a falta de pagamento e consequente dificuldade financeira pela qual os estabelecimentos estão passando.

Um levantamento do Sinepe aponta que em 2004 Mato Grosso perdeu aproximadamente 13 escolas, sendo oito em Cuiabá e Várzea Grande; duas em Rondonópolis; duas em Sinop e uma em Tangará da Serra. Mas a onda de fechamentos não é recente. No ano anterior, seis estabelecimentos de ensino da Grande Cuiabá fecharam as portas. Menegatti destaca que nesse período não há dados sobre o interior do Estado.

Alunos - Os ex-alunos dos estabelecimentos de ensino fechados em Mato Grosso são absorvidos por outras escolas, tanto do setor privado de ensino como da rede pública. O Sinepe não possui levantamento do número de alunos que saíram dos colégios fechados nos últimos anos e também não sabe o percentual alocado em escolas públicas e particulares. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa, por meio da assessoria de imprensa, que em 2005 não houve aumento na procura pelas unidades da rede pública.

Apesar disso o balanço comparativo entre os alunos matriculados nos últimos 2 anos não foi divulgado. A assessoria de imprensa justifica que os números do ano passado ainda não foram tabulados.

De acordo com a Seduc, as escolas estaduais têm capacidade de absorver os estudantes provenientes de escolas privadas devido às salas ociosas. Somente em Cuiabá existem aproximadamente 150 salas de aula que podem ser aproveitadas, o que significa a possibilidade de absorção de 15,750 mil alunos, sendo 35 por sala divididos em três turnos. (AM)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323258/visualizar/