Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 23 de Janeiro de 2006 às 07:25
Por: Roseli Riechelmann

    Imprimir


Volta a cena a Companhia de Teatro Mosaico, depois da temporada em Rondônia, na primeira semana de 2006. O grupo convidado para o I Festival de Teatro de Bonecos de Porto Velho retorna a Capital mato-grossense trazendo na bagagem quatro prêmios: melhor espetáculo para Romeu e Julieta; melhor atriz manipuladora para Dani Bertoni; melhor texto para Ângelo Faria; e melhor direção para Sandro Lucose.

Os troféus juntam-se aos mais de 20 que a trupe ganhou nos dez anos de carreira em que percorreram o Brasil com peças de caráter popular, textos elaborados e destaque especial para figurinos e cenários. O mundo caboclo, as raízes nordestinas se misturam a inspirações da comédia de l"arte e marcam a presença do Mosaico em todas as peças.

O sucesso das apresentações em Porto Velho foram uma revelação também para a companhia que, diante de grupos de fora e da própria região, não esperava o reconhecimento por um trabalho inovador, como é para o Mosaico, a manipulação de bonecos. "Passamos à limpo o trabalho específico de manipulação de bonecos", relata. Segundo Lucose os convites para participar em festivais nacionais de bonecos eram constantes, mas a falta de repertório os impedia de aceitar. "Esse convite de Rondônia foi oportuno, pois estávamos com a peça pronta", relata.

A admiração do trabalho foi ratificada por um dos mais renomados grupos brasileiros que atuam hoje com manipulação de bonecos. O grupo Seres de Luz Teatro, integrado pelos argentinos Lily Curcio e Abel Saavedra, integrantes do júri. Seres de Luz reúne na bagagem conhecimento e reconhecimento na área de manipulação de bonecos não apenas no Brasil, mas nos vários países em que se apresentam, como Argentina, Itália, Espanha, Colômbia.

A experiência de atuar em Porto Velho se une a outras que marcaram a Companhia no ano passado. O roteiro de 2005 começou com a participação no projeto Caravana da Funart de Circulação. Durante essa turnê que rodou cinco Estados; Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, levaram na bagagem Caravana da Ilusão, espetáculo Caravana da Ilusão, que estrearam no primeiro semestre.

Em novembro colocaram as mochilas nas costas e pé na estrada, desta vez integrando as trupes teatrais que se destacaram no Festival de Artes do Cariri, apresentando de uma só vez quase todo o repertório da Companhia. Foi uma maratona onde encenaram os cinco espetáculos: Auto da Estrela Guia, A Menina e o Vento, Caravana da Ilusão, Muito Barulho por Nada e Maria Solidária na Vida de Jesus.

A atuação pelo país e mesmo no Estado fizeram da Companhia uma marca no segmento teatral. Com essa experiência e diante das atuais circunstâncias que atravessam abrem após dois anos novas vagas no elenco através das Oficinas do Teatro Mosaico. Esse trabalho de seleção de atores é uma referência no grupo, que durante uma década realizou esse trabalho quase que anualmente. "As oficinas são uma marca registrada e reconhecida do grupo", acredita Lucose. É, segundo ele, uma espécie de política da Companhia. Diante de uma possível defasagem no elenco - Rosano Mauro pretende estudar música no Recife; Daniela Leite cursará teatro na Universidade Federal de Minas Gerais -resolveram que melhor seria resgatar na comunidade novos talentos. "A rotatividade é normal", destaca.

Os interessados em integrar o elenco da Companhia Mosaico terão que se inscrever através do site www.teatromosaico.com.br e acessar o ícone fale conosco, onde poderão fazer a inscrição. As vagas dependerão do número de inscrições bem como o valor das oficinas e os horários. "Fechado temos apenas os dias da semana - terças e quintas-feiras e aos sábados", informam. Serão duas oficinas uma para iniciantes e outra para avançado. A escolha da oficina terá que ser esclarecidas durante a inscrição no site, até o final de fevereiro. A meta é que o início dos trabalhos comecem em março. As propostas fluem e, mesmo diante da falta e patrocínio, Sandro Lucose, informa que elabora para este ano a estréia de uma comédia.

Quem quiser participar das oficinas e, quem sabe, integrar a trupe pode ligar par Sandro Lucose pelo telefone 8401-3626.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323272/visualizar/