Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 20 de Janeiro de 2006 às 16:24

    Imprimir


Sete prefeituras da região norte de Mato Grosso devem decretar situação de emergência por causa das chuvas. Os prefeitos de Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta, Apiacás, Alta Floresta, Carlinda e Nova Canãa do Norte informaram a Defesa Civil sobre a necessidade de decretar situação de emergência e solicitaram orientações para obter auxílio enquanto durar o período chuvoso.

Segundo o superintendente em exercício da Defesa Civil, Major João Rainho Júnior, há várias comunidades isoladas nesses municípios, além de pontes danificadas ou destruídas e estradas em péssimo estado de conservação (resultando em atoleiros). O superintendente em exercício informou ainda que a situação de emergência é decretada quando os danos e prejuízos da chuvas trazem graves conseqüências para a população das cidades. “A situação de emergência é decretada após a Prefeitura tentar de várias formas resolver os problemas no município, mas não haver soluções e os recursos diminuírem”, comentou o Major Rainho.

Apesar do município de Apiacás constar na lista da Defesa Civil, a prefeita da cidade, Silda Kochemborger (PTB), disse, por telefone, que não decretou situação de emergência e que ainda não há grandes problemas no município, causados pelo excesso de chuvas. O Major Rainho, no entanto, explicou que foi procurado há alguns dias pelos prefeitos de Paranaíta e Alta Floresta, que buscavam orientações para toda a região, incluindo Apiacás.

O superintendente em exercício esclareceu que nenhum dos municípios solicitou oficialmente a intervenção da Defesa Civil, mas ressaltou que os documentos devem ser protocolados o mais depressa possível. “Quem sabe, estão protocolando nesse momento”, disse o Major, ontem a tarde.

A equipe da Defesa Civil do Estado aguarda a oficialização dos pedidos de intervenção para ir até a região averiguar o que está ocorrendo. Até o momento, segundo o Major Rainho, os prefeitos estão cuidando das atribuições que cabem aos municípios, como a divulgação do decreto de situação de emergência no Diário Oficial. Rainho explicou que o prefeito de Brasnorte solicitou informações sobre o auxílio da Defesa Civil por causa das chuvas. Já o prefeito de Itaúba solicitou orientações e decretou estado de alerta no município por causa das erosões.

Há uma semana, a Defesa Civil divulgou alerta aos municípios de todo o Estado para riscos de inundações e enchentes. Os municípios alertados foram Rondolândia, Colniza, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Guarita, Novo Mundo e Juara. Há ainda comunidades isoladas em Colniza, Terra Nova do Norte e Novo Mundo.

Os recursos para auxílio em situações de emergência só são liberados após vários trâmites em esfera municipal, estadual e nacional. Se constatado que a situação é de emergência pela equipe da Defesa Civil, o Governador homologa o decreto, que é encaminhado para a Secretaria Nacional de Defesa Civil.




Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/323598/visualizar/