Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 17 de Janeiro de 2006 às 13:38
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


A secretaria de Meio Ambiente (Sema), foi um dos órgãos governamentais escolhidos pelos Institutos Ambiental BIOSFERA e Brasileiro de Estudos Especializados (IBRAE), para receber o diploma de Destaque Nacional em Meio Ambiente e Responsabilidade Social, oferecido a entidades e profissionais que contribuem de forma direta com a preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A Sema receberá o prêmio por se destacar no desempenho de ações de controle ao desmatamento e às queimadas no Estado. A premiação será entregue dia 10 de fevereiro no centro de convenções do hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

O Instituto Nacional BIOSFERA foi fundado em 1.989 e desfruta de excelente renome e larga experiência na promoção de ações e iniciativas direcionadas à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável no Brasil. O conselho consultivo é formado por 97 conselheiros com representação em todo o país. Entidades e profissionais como juizes, promotores, empresários, líderes comunitários, políticos, jornalistas e radialistas são observados durante o ano e indicados para o julgamento feito por uma comissão formada por 181 avaliadores.

O promotor de justiça, Marcos Machado, que desde 1° de julho de 2005, responde pela secretaria - criada nesta data para substituir a extinta Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) – destaca a preocupação do Governo de Mato Grosso em garantir o desenvolvimento sustentável em um Estado com vocação para a produção agrícola. “Através de uma política ambiental séria e transparente, estamos conseguindo conciliar o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente” diz o secretário.

Desde o dia 3 de janeiro deste ano, a Sema assumiu a responsabilidade pela Gestão Florestal em Mato Grosso, trabalho que antes estava a cargo do Ibama. Funções como a liberação de planos de manejo, licenciamento de propriedades rurais e transporte de madeira, foram assumidas pelo Estado por força de um Termo de Cooperação Técnica, assinado em Setembro de 2005, entre o secretário Marcos Machado e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Devido ao reforço na fiscalização e investimentos em campanhas educativas com o sistema de parceria com entidades civis e produtores, Mato Grosso, depois de vários anos liderando o ranking nacional das queimadas, em 2005, reduziu em 34% o número focos de calor e caiu pela primeira vez nos últimos vinte anos para a segunda posição.

O número de desmatamento também caiu significativamente ano passado e para 2006 as projeções indicam que a queda poderá chegar a até 10%. Mato Grosso, utiliza um sistema de vigilância moderna ligada aos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Através do programa de Detecção em Tempo Real (Deter), a secretaria monitora as áreas de desmatamento e focos de calor, permitindo a chegada rápida de equipes de fiscalização aos locais onde há crimes ambientais. Além disso a Sema conta com a participação de entidades como a Famato e a Federação das Industrias (Fiemt), que ajudam na conscientização de produtores e empresários para a preservação ambiental.

Para Marcos Machado, a escolha da secretaria de Meio Ambiente, para receber o prêmio dos Institutos de BIOSFERA E IBRAE, significa muito para o Estado, pois é, segundo ele o reconhecimento ao esforço do governo de Mato Grosso na luta pela preservação ambiental em um Estado conhecido nacionalmente pela produção de grãos. “Aqui nós produzimos, mas também respeitamos o meio ambiente” assegura o secretário.

Maços Machado destaca também a aprovação do novo Código Ambiental pela Assembléia Legislativa, que norteia a Gestão Ambiental no Estado e que foi elaborado pela Sema com a participação e sugestões apresentadas por diversas entidades da sociedade civil organizada de Mato Grosso.

Além da secretaria de Meio Ambiente, o deputado estadual, Sérgio Ricardo, presidente da comissão de meio ambiente da Assembléia Legislativa, também foi indicado e receberá o prêmio na categoria preservação ambiental, dia 10 de fevereiro no Rio de Janeiro.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/324410/visualizar/