Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 12 de Janeiro de 2006 às 18:21

    Imprimir


Uma equipe de arqueólogos descobriu um teatro do século VI antes de Cristo na antiga ilha de Origia, situada na Sicília, debaixo da cidade de Siracusa, anunciou nesta quinta-feira o jornal Il Corriere della Sera.

A descoberta foi feita ao lado do célebre Teatro grego de Siracusa, do século V, construído pelo arquiteto grego Damokopos, no qual são exibidas todos os anos, durante os meses de verão, peças teatrais.

As escavações foram chefiadas pelo arqueólogo Giuseppe Voza, que trabalhou durante 20 anos com uma equipe de especialistas. Trata-se de um edifício situado na parte posterior do Grande Teatro, tem forma de U e faz parte de dois templos, explicou Voza.

Siracusa, que por sete anos abrigou Ulisses, segundo a Odisséia, foi recentemente incluída na lista da Unesco como Patrimônio da Humanidade. A maior cidade do ocidente grego conta com vários monumentos arquitetônicos construídos pelos gregos por volta do século V a.C..

Para os especialistas, o teatro-templo tem uma orientação diferente da usual neste período e o centro do monumento coincide perfeitamente com o centro do Grande Teatro, razão pela qual consideram que existe uma relação entre o teatro-templo e o atual teatro, mas até agora desconhecida.

Segundo Voza, acima do teatro descoberto foi construído um mausoléu durante o século V a.C., razão pela qual o monumento não havia sido descoberto.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/325412/visualizar/