Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 11:17

    Imprimir


A organização ecológica Greenpeace denunciou hoje o massacre de 13 baleias Minke na Antártica, por parte de baleeiros japoneses. "A presença do Greenpeace que vem afugentando os baleeiros japoneses desde meados de dezembro, está evitando que o massacre seja maior", disse o ativista do grupo ecológico, Shane Rattenbury, através da rádio ABC.

"Eles têm uma frota de três pesqueiros e não podemos cobrir todos estes navios com nossos recursos", explicou Rattenbury.

O Instituto de Pesquisa de Cetáceos do Japão declarou que a caça das baleias é parte de um programa científico e pediu aos ativistas que abandonem seus protestos já que põem vidas humanas em perigo.

O diretor-geral do instituto, Hiroshi Hatanaka, advertiu aos ecologistas que os baleeiros utilizarão mangueiras de água contra eles, segundo indicou a emissora australiana.

No mês passado as embarcações do Greenpeace, Esperanza e Arctic Sunrise, descobriram os baleeiros em um santuário situado cerca de 160 quilômetros do litoral da Antártida, mais de 2.000 quilômetros ao sul da Austrália.

As embarcações ecológicas se dedicaram a exigir sua saída do santuário e posteriormente tentaram impedir o transporte de várias baleias Minke para o navio de processamento japonês Nisshin Maru.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327005/visualizar/