Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 06 de Janeiro de 2006 às 08:01

    Imprimir


Relatório da organização não-governamental Conservação Internacional (CI-Brasil), afirma que o Pantanal, a maior planície alagada do mundo, pode desaparecer em 45 anos. Segundo o estudo "Estimativa de Perda da Área Natural da Bacia do Alto Paraguai e Pantanal Brasileiro", produzido pela ONG, o Pantanal vem sofrendo uma devastação média anual de 2,3%. Pesquisadores da entidade analisaram imagens de satélite e compararam a proporção da área que ainda tem vegetação nativa em relação à que perdeu a vegetação original.

O relatório mostra que até 2004 44% da região analisada teve a vegetação original descaracterizada. Dos 87 municípios brasileiros incluídos na Bacia do Alto Paraguai, 59 tiveram mais da metade de seus territórios devastados e 28 apresentaram entre 12% e 49% de desmatamento. A situação é crítica para 22 municípios que desmataram mais de 80% de suas áreas, e 19 deles, tiveram mais de 90% da vegetação original suprimida. A pesquisa mostra, ainda, que 17% da cobertura vegetal original do Pantanal foi destruída.

O estado do Mato Grosso do Sul é responsável por cerca de dois terços desse índice, enquanto o Mato Grosso responde pelo restante. O desmatamento, diz o estudo, chega a atingir 45% da área total da Bacia. O estudo identificou que na região de planalto, os fatores que levam ao desmatamento são a expansão da agricultura intensiva, principalmente da soja. Na planície pantaneira, um dos principais fatores de impacto é a expansão da atividade pecuária", afirma o gerente do Programa Pantanal da CI-Brasil, Sandro Menezes.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/327077/visualizar/