Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 23 de Dezembro de 2005 às 13:42

    Imprimir


Um termo de cooperação entre a Carroll’s Foods do Brasil e a Prefeitura Municipal de Diamantino, foi assinado nesta terça-feira (20), entre o Presidente da Empresa, José Américo Amaral e o Prefeito Municipal de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior, para inicio de um projeto piloto de aproveitamento de resíduos do sistema de tratamento de efluentes da Granja Diamantino I, que será utilizada para adubação orgânica, atingido 36 pequenos produtores rurais do Assentamento Rural de Caetés, onde vivem 236 famílias assentadas. Cada produtor vai disponibilizar 05 (cinco) hectares, para o processo de adubação orgânica, recebendo um total de 10 toneladas de resíduos da empresa. Inicialmente, ficou decidido que serão usados na renovação de pastagens e no plantio de milho e arroz, até 2008, data final do convênio assinado entre as partes. O Presidente da Carroll’s, José Américo Amaral, disse que há muito tempo a empresa estudava implantar um projeto desta natureza, que só se tornou possível agora, após organizar-se internamente num programa ambiental próprio, capaz de reduzir drasticamente o impacto negativo ao meio ambiente. Ele disse ainda que a produção orgânica ganha espaço importante no mercado mundial e que Diamantino, poderá fazer parte desse contexto, diante da iniciativa proposta a associação dos produtores do assentamento local.

“É um projeto modelo, imagino que ele possa se ampliado, após essa etapa que está sendo iniciada agora. A Carroll’s na verdade está dando sua parcela de contribuição social ao município na certeza de que o resultado será muito positivo” ressaltou o empresário.

O Presidente da Associação de Produtores Rurais 17 de Abril, do P.A Caetés, Bento Caetano dos Santos, frisou que a responsabilidade pelo sucesso do projeto é de toda a associação e seus filiados contemplados, que receberão todo o apoio do município e da empresa, na implantação de uma atividade que poderá gerar lucros significativos e mudar a realidade local e até regional. “Sabemos da nossa responsabilidade, o sucesso dependerá de nossa gente e ao final todos sairemos ganhando. A Carroll’s está de parabéns, bem como a prefeitura municipal que provocou esse beneficio para todos nós” disse Bento.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Stephan Pereira e Silva, pasta que comandará as ações do termo de cooperação, falou da importância ambiental e social do acordo assinado entre o poder público e a iniciativa privada, que vai também fomentar a economia, num segmento que vem ganhando corpo no mercado mundial. “Não tenho dúvida que estamos dando um salto importante para a economia e para o meio ambiente, sem falar para a saúde, com a produção de alimentos orgânicos a começar pelo milho e o arroz. A pastagem renovada que alimentará o rebanho bovino é também importante, realmente a nossa expectativa é a melhor possível” destacou Stephan.

O Prefeito Municipal de Diamantino, Francisco Ferreira Mendes Júnior, enfatizou que a finalidade da parceria são várias, entre elas a de proporcionar aos assentados uma nova maneira de produzir, que tem chamado a atenção de todo o mundo, sem falar na continuidade do programa ambiental da empresa, que extrapola seu domínio se estendendo as camadas sociais, beneficiando assentados numa modalidade importante nos dias atuais. “Como administrador deste município torço para que este projeto piloto tenha sucesso e possamos beneficiar outras comunidades, estamos fazendo a nossa parte como fomentador do desenvolvimento, cabe a sociedade responder com responsabilidade e dedicação, oferecemos todo o apoio necessário a consolidação do projeto” garantiu Mendes.

Participaram da solenidade, no gabinete do executivo, os vereadores Wilson Tição, o Presidente da Câmara Juviano Lincoln, o Vice-Prefeito Milton Crivelleto, o Secretário de Obras do Município, José Rodrigues Gimenez e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Lecindo da Silva.

Sobre a Carroll’s em Diamantino:

Granja Dimantino I, 1ª fase, no município de Dimantino (MT), com 5.000 matrizes, produzindo 117.000 terminados (suínos)/ano.

Granja em Construção: Granja Diamantino I 2ª fase, com 5.800 matrizes (5.000 comerciais e 800 bisavós e avós, da multiplicadora de rebanho fechado), além de fábrica de rações modulada, com capacidade inicial de 40 t./hora, ampliação futura até 120 t./hora.

Meta e periodicidade da implantação: total de 51.400 matrizes comerciais e 4.000 bisavós e avós até este ano, 2005, em módulos semestrais de 5.400 matrizes.

Geração de Emprego: quando totalmente implantado e em normal operação, o Projeto de Suinocultura da CARROLL´S BRASIL juntamente com o frigorífico, representará 5.150 empregos diretos e 17.000 indiretos.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329395/visualizar/