Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 22:35
Por: Lidian Coelho

    Imprimir


Os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial e os moradores das Residências Terapêuticas participaram nesta terça-feira, do “Natal da Saúde Mental”. Durante a confraternização, os pacientes receberam presentes doados pela comunidade com a presença do papai Noel. “Alguns amigos anônimos da “Saúde Mental” colaboraram conosco”, disse a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Amélia Paccola.

De acordo com a coordenadora, o grande objetivo da festa é a sociabilização e o acolhimento desses pacientes. “Queremos resgatar o espírito de natal, o valor da família”, disse Amélia.

De acordo com Amélia Paccola, a Secretaria Municipal de Saúde prioriza o tratamento, o custeio com remédios, alimentação e moradia. “Para realizarmos essas atividades precisamos da ajuda da comunidade”, explicou a coordenadora.

Esse é o segundo ano que essa confraternização natalina é realizada. Segundo uma das alfabetizadoras dos Centros de Atenção Psicossocial, Janiê Batista Costa, essa é uma forma de integração dos pacientes com a sociedade. “Queremos mostrar para a sociedade que eles não são diferentes, apenas passam por tratamentos psiquiátricos”, esclareceu Janiê.

O vereador e promotor Valtenir Pereira foi homenageado pelos pacientes no evento. O vereador é responsável pela articulação com o Ministério Público que viabilizou a certidão de nascimento tardia para todos os moradores das Residências Terapêuticas. Hoje, cerca de 50 pacientes já possuem documentação própria. “São pessoas que foram abandonadas pela família e não possuíam nenhum tipo de documento, o que os impedia de usar até a alguns serviços do Sistema Único de Saúde como o acesso a medicamentos de alto custo”, comentou a Amélia.

Segundo Amélia Paccola, essa ação do Ministério Público resgatou a cidadania desses pacientes. “Agora, eles já participam do “Programa de Volta para Casa” que paga um salário mínimo para cada um. É como se fosse uma aposentadoria. Eles podem usar esse dinheiro do jeito que quiserem”, explicou Amélia.

O programa de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde atende mais de 300 pacientes. São 10 Residências Terapêuticas e três Centros Psicossocial, sendo dois para transtorno mental e um para adolescentes com dependência química.





Fonte: Diario de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329405/visualizar/