Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 13:36
Por: Lidian Coelho

    Imprimir


A partir de janeiro de 2006, a Secretaria Municipal de Saúde dá início a um trabalho de redução da morb-mortalidade em acidentes de trânsito. O projeto, encaminhado pela Coordenadoria de Atenção Básica, foi aprovado pelo Ministério da Saúde no início desse mês. Serão liberados recursos na ordem de R$ 430 mil para realização de políticas de educação em saúde que atinjam a comunidade.

Na primeira etapa do projeto, será realizado um seminário para sensibilização e identificação de parceiros como a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Detran, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano e outros.

E a partir daí, serão definidas as estratégias de trabalho com um planejamento de políticas de educação em saúde que vão ser realizadas junto a comunidade.

Num primeiro momento, será feito um levantamento de quantas pessoas são internadas no Sistema Único de Saúde vítimas de acidentes de trânsito. Em seguida, será feito o cruzamento desse número com os dos demais órgãos. Dessa forma, a região onde mais acontece esse tipo de acidente será identificada para ser alvo de um estudo que visará descobrir as causas que tem provocado esse tipo de ocorrência e, bem como, as medidas que serão adotadas para amenizar ou acabar com o problema.

Segundo um dos coordenadores do projeto, o médico Astrogildo Settini, em várias capitais do Brasil já existe esse tipo de trabalho. “O número de acidentes de trânsito tem aumentado muito em todas as capitais do país. E o trabalho em parceria dá mais resultado do que ações isoladas”, disse o médico.

De acordo com Astrogildo, a morb-mortalidade em acidentes de trânsito é diferente da mortalidade. “A morb-mortalidade é a freqüência com que as pessoas sofrem acidentes de trânsito, quantas morrem em decorrência desse evento ou ficam com seqüelas”, explicou o médico.

O projeto será realizado no período de um ano nos quatro distritos sanitários da capital. Está previsto a compra de um carro e contratação de técnicos especializados no assunto.




Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329472/visualizar/