Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 13:22

    Imprimir


Sessões regulares de ioga podem ser um meio eficaz para combater dores crônicas nas costas, segundo uma pesquisa do Centro Cooperativo de Saúde de Grupo de Seattle, nos Estados Unidos.

Foram avaliadas 101 pessoas que sofrem dores nas costas.

Aqueles que praticaram ioga em aulas semanais de 75 minutos tiveram maior alívio nas dores do que os que tomaram parte em sessões de alongamento.

O estudo também descobriu que a ioga era mais eficaz que usar um livro de auto-cuidado para tratar dores nas costas.

De acordo com os autores da pesquisa, ao final de 12 semanas, os pacientes do grupo que praticava ioga estavam melhor preparados para lidar com atividades envolvendo as costas.

Depois de outras 14 semanas, os pacientes também relataram continuar sentindo menos dor e usaram menos medicamentos de alívio de dores.

Falta de evidência

Karen Sherman,, uma das responsáveis pelo estudo, disse que “infelizmente, os tratamentos oferecidos pela medicina ocidental são apenas modestamente efetivos”.

Acredita-se que muitas pessoas praticam ioga para tentar aliviar dores que sentem nas costas, mas há uma falta de firme evidência que comprove seu valor.

Os alunos de ioga no estudo de Seattle aprenderam 27 posições da “viniyoga”, um estilo de fácil aprendizado e que normalmente se adapta a diferentes tipos de corpos.

Alan Breen, diretor do Instituto para Pesquisa Osteomuscular e Implementação Clínica, disse que pesquisas prévias sugeriram que exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos não eram mais eficazes que outros exercícios para tratar dores crônicas nas costas.

“Pessoas com dores crônicas nas costas não deveriam ver a ioga como um passe de mágica, mas como uma forma útil de aprender e compreender seus corpos”, disse Breeen.

Ainda segundo Breen, se a ioga “não funciona para tratar dores crônicas nas costas, isso não significa que outra forma de tratamento comportamental não funcionará”.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329473/visualizar/