Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 21 de Dezembro de 2005 às 09:12

    Imprimir


Vinte barcos e 20 motores vão reforçar a política de fiscalização ambiental do Governo do Estado. O governador Blairo Maggi e o secretário do Meio Ambiente, Marcos Machado, apresentaram nesta terça-feira (20.12) os novos recursos materiais entregues à secretaria. Um investimento de R$ 190 mil para o conjunto de barcos e motores adquiridos.

De acordo com o secretário, os barcos serão utilizados principalmente para o trabalho de controle de atividades da Sema no atual período da Piracema, quando é proibida a pesca devido à reprodução de espécies. Os barcos serão para o trabalho de técnicos da secretaria nos rios Paraguai, Araguaia, Teles Pires, Cuiabá, Rio Vermelho e São Lourenço.

“É uma parceria e ação que fazemos com os municípios que possibilita uso imediato dos 20 barcos e 20 motores. Eles vão permitir a fiscalização e monitoramento de rios pela Polícia Ambiental e Delegacia do Meio Ambiente”, observou Marcos Machado.

Do total, 14 dos barcos vão servir para o trabalho direto dos escritórios regionais da pasta no interior de Mato Grosso e o restante será cedido em regime de comodato para seis prefeituras do Estado. Com potência de 15 HP, eles são adequados para navegar em locais rasos.

O governador fez a entrega simbólica de uma das unidades ao prefeito de Luciara, Nagib Elias Quedi. O município fica às margens do rio Araguaia e tem constante problema para controlar a pesca predatória e agressão ao meio ambiente.

“Fui prefeito do município e, quando se falava sobre parceria para proteger o meio ambiente, esse trabalho nunca acontecia. Se você não tiver barco para fiscalizar fica difícil, tem muito rio e lago. Às vezes ficamos só sabendo de informação sobre dano ao ambiente”, disse Nagib Elias, sobre a importância da ação conjunta do Governo do Estado e prefeituras.

Nagib diz que há maior receptividade das propostas discutidas entre o governo Maggi e os municípios. Não apenas no caso da cessão de barcos para fiscalizar o rio.

O prefeito comentou o caso da parceria da Prefeitura de Luciara e o Governo do Estado para repovoamento de tartarugas no rio Araguaia. “Esse é um projeto que foi acatado pela Sema e temos sido atendidos pelo Governo”, diz.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329531/visualizar/