Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 19 de Dezembro de 2005 às 08:23
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


A deputada federal Thelma de Oliveira (PSDB) foi a parlamentar mato-grossense que mais faltou às sessões plenárias da Câmara Federal em 2005. No entanto, o comparativo da produtividade da bancada mato-grossense demonstra que foi a tucana quem apresentou o maior número de proposições durante o ano, 42. Pedro Henry (PP) foi o que mais faltou às reuniões das comissões e o que apresentou o menor número de proposições, 05.

A reportagem comparou quatro pontos relacionados à produtividade dos parlamentares: proposições apresentadas, proposições relatadas, presença em plenário e presença nas comissões da Câmara Federal.

Vale destacar que entre as proposições apresentadas pelos mato-grossenses estão projetos de leis, emendas nas comissões e em plenário, requerimentos, indicações, recursos, propostas e sugestão de emendas ao Orçamento.

Das 42 proposições da deputada Thelma de Oliveira, 28 são requerimentos, 11 emendas e três projetos de lei. O segundo colocado no ranking das proposições é o deputado Carlos Abicalil (PT), com um total de 41, sendo 23 indicações, 13 requerimentos, duas emendas, duas propostas e um recurso.

Entre as cinco proposições apresentadas por Henry, duas são emendas, duas são requerimentos e um recurso. A deputada Teté Bezerra (PMDB) e o deputado Lino Rossi (PP) estão empatados com sete proposições, porém Rossi apresentou em sua maioria projetos de leis (cinco), enquanto Teté ficou nos requerimentos. Porém, dos oito parlamentares, Welinton Fagundes (PL) foi o que propôs o maior número de projetos de leis, nove.

A campeã das proposições é também a campeã das ausências. Thelma registrou uma presença de 69,6% em plenário, sendo que 19,6% das ausências não foram justificadas. As faltas dos demais parlamentares, segundo as informações da Câmara, foram em sua maioria justificadas.

Já em relação à frequência nas reuniões de comissões, Pedro Henry foi o mais ausente, participou de apenas 30,3% delas, sendo que 45,5% das faltas não foram justificadas. Henry integra as comissões de Trabalho, Administração e Serviço e a de Gestão de Florestas Públicas. O seu companheiro de partido, Lino Rossi, também não é adepto às comissões, das cinco reuniões em que deveria estar presente, faltou três, sendo duas sem justificativas.

Celcita Pinheiro (PFL) e Thelma de Oliveira (PSDB) foram as mais presentes nas comissões temáticas da Câmara Federal, com índices de presença de 86,5% e 84,9% respectivamente.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329903/visualizar/