Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 17 de Dezembro de 2005 às 12:25
Por: Bruno Rosa

    Imprimir


A uma semana do Natal, os consumidores já elegeram os campeões de vendas neste fim de ano. Nas bolsas de compras ganham espaço itens como vestidos, colares de miçangas e pranchas alisadoras para os cabelos. Do outro lado, os comerciantes comemoram o aumento em torno de 20% no valor médio das compras este ano e apostam em opções variadas para aquecer as vendas na reta final, que concentram metade do movimento natalino.

Mais de 5 milhões de consumidores são esperados nos shoppings cariocas neste fim de semana, de acordo com cálculos da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop).

- Muitos shoppings vão funcionar 33 horas seguidas. Esperamos um movimento 7% maior em relação ao mesmo período do ano passado - diz Nabil Sahyoun, presidente da Alshop. Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social com 875 pessoas em Brasília, Rio e São Paulo no início do mês, mostra que cerca de 30% dos consumidores não pretendem gastar nada. Outros 7% vão gastar até R$ 50 e 9% vão ter despesas entre R$ 51 e R$ 100.

Os vestidos femininos, com comprimentos variados como os longos ou os abaixo dos joelhos, são os grandes hits de vendas. Na LeeLoo, a alta neste Natal em relação ao ano passado chega a 400%. São cerca de 20 modelos diferentes. Na grife feminina Farm os vestidos no estilo grego disputam a preferência com as camisetas regatas. Juntas, já foram vendidas 27 mil peças. O gasto médio de cada cliente é de R$ 100, valor 20% superior ao de 2004.

Mas os acessórios também ganham destaque na lista de presentes. Na loja de roupas Tessera, os campeões de vendas são a faixa de camurça, por R$ 19, e o colar de miçanga com medalhas, por R$ 25. Já foram vendidas 160 faixas e 110 colares nas duas lojas da grife, no Shopping da Gávea e em Ipanema.

- O tíquete médio (valor gasto por cliente em cada compra) este ano é de R$ 60, um crescimento de 15% - diz Vera Passos, dona da Tessera. Na loja de acessórios Dank, os colares de madrepérola, madeira e resina colorida são os mais vendidos. As novidades turbinaram em 15% as vendas em relação ao Natal do ano passado. Os itens saem entre R$ 20 e R$ 30.

- É uma alternativa para quem não pode comprar jóias. Os anéis, entre R$ 6 e R$ 10, também são muito vendidos - explica Maria Betânia de Menezes, gerente da Dank, no Shopping Tijuca, que escalou um time de 14 vendedoras este ano. A estudante Fernanda Silveira, de 19 anos, vai comprar um colar neste Natal. Já Thayssa Gonçalves, de 18 anos, elegeu a bolsa de palha.

- É mais barato, bonito e está na moda - diz Fernanda, que passeava no Shopping Tijuca. w Natal Continua na Pág. A18




Fonte: JB Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/329970/visualizar/