Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 15 de Dezembro de 2005 às 16:30

    Imprimir


A partir de janeiro, a atualização de dados dos beneficiários selecionados para a primeira fase do censo previdenciário só poderá ser feita no banco onde eles recebem o benefício. A mudança deve-se ao baixo número de pessoas que atualizaram seus dados. Até agora, apenas 32% dos 950 mil beneficiários que deveriam se recadastrar compareceram às agências bancárias. Eles têm prazo até o fim deste mês para fazer a atualização dos dados.

Durante 90 dias, os beneficiários receberam avisos, no momento em que sacavam o benefício, para marcar horário em sua agência bancária e atualizar os dados. Depois desse período, o cadastramento só poderia ser feito nas agências da Previdência Social em 30 dias. Agora, todo o processo será feito nas agências bancárias.

De acordo com o ministro da Previdência Social, Nelson Machado, o objetivo da mudança é evitar o acúmulo de pessoas nas agências da Previdência. "Estamos trabalhando fortemente para melhorar a qualidade do nosso atendimento. Não queremos levar mais pessoas para nossas agências", disse o ministro.

Os 950 mil beneficiários convocados para a primeira fase do censo começaram a receber os avisos com um mês de antecedência, em outubro, para que a atualização dos dados fosse feita em novembro e dezembro.

Em janeiro, será lançado um edital com os nomes dos que não se recadastraram até o prazo final. Essas pessoas vão receber também uma carta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Quem não responder a nenhum dos avisos terá o benefício suspenso a partir de abril.

Até fevereiro do ano que vem, quando termina a primeira etapa do censo, 2,5 milhões de pessoas deverão ter comparecido às agências bancárias. O objetivo é reduzir o número de pagamentos indevidos. O INSS estima que atualmente mais de 500 mil pessoas recebam benefícios de forma irregular.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330241/visualizar/