Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 15 de Dezembro de 2005 às 08:43

    Imprimir


Os rebeldes maoístas que atuam na Índia, conhecidos como naxalitas, advertiram que intensificarão seus ataques contra companhias multinacionais presentes no país, informaram hoje os meios de comunicação locais.

O comitê central do Partido Comunista Indiano-Maoísta, que reúne os diferentes grupos terroristas naxalitas que atuam no país, ameaçou as multinacionais, acusadas de "deslocar forçosamente" os habitantes do mundo rural e de "levar os recursos" de sua terra.

O comitê disse que fará ações contra as empresas instaladas na zona rica em minerais dos estados de Jharkhand, Orissa, Chhattisgargh, Madhya Pradesh, Andhra Pradesh e Maharashtra.

Os membros do comitê também afirmaram que entre seus alvos estão incluídos os depósitos de armas da Polícia nesses estados, que serão apreendidas, e as armas serão entregues aos habitantes dessas áreas para que possam lutar contra o deslocamento a que são submetidos.

"Os interesses das multinacionais foram substituídos por exercícios brutais de domínio sobre a área nas terras tribais apoiados pelo Estado para expulsar a população e instalar ali suas indústrias", disse um porta-voz do grupo aos jornalistas, acrescentando que o partido vai "devolver o golpe com força".

Segundo os maoístas, estes "contragolpes" ocorrerão em breve para frear a política do Governo, que assinou acordos com várias empresas no último ano, entre elas a sul-coreana Posco e as indianas Tatas, Essar-Ruia e Reliance.

Diversos grupos de rebeldes naxalitas atuam há mais de três décadas em 10 estados do país e, desde o início do seu levante armado na Índia, na década de 70, calcula-se que mais de seis mil pessoas morreram por causa dessa violência.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330308/visualizar/