Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 14 de Dezembro de 2005 às 12:30
Por: Elzis Carvalho

    Imprimir


Localizado na Vale do Jauru, São José dos Quatro Marcos, cerca de 300 quilômetros de Cuiabá, viveu nas décadas de 80 e 90 a ação do crime organizado, na região, com roubos de carretas, cargas e até invasões em fazendas. Nesse período a economia local sofreu um colapso, ficando praticamente estagnada. O município tem hoje um dos piores índices de arrecadação em impostos, entre os municípios mato-grossenses. A receita própria da prefeitura mensal é da ordem de R$ 60 mil. Porém, a receita bruta oriunda de outras fontes, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), chega a pouco mais de R$ 800 mil. Na época da fundação da cidade, a economia era baseada apenas na extração da madeireira.

Contudo, outras alternativas de produção foram postas à população. Hoje a agricultura é pluralizada e tem como carro-chefe a produção de soja. Na pecuária destaca-se a criação de bois para o abate e de vaca para a produção de leite. Com uma população estimada em 20 mil habitantes, o município ainda clama por investimentos em infra-estrutura e no setor social por parte dos governos federal e estadual.

Para encontrar alternativas que minimizem os problemas da localidade, a Assembléia Legislativa realizou pela primeira vez um debate sobre o Orçamento Geral do Estado (2006) no município de Quatro Marcos. Das discussões participaram prefeitos de três cidades da região, políticos, lideranças políticas e a sociedade civil organizada.

De acordo com o prefeito de Quatro Marcos, Antônio Junqueira (PP), é preciso que o governo estadual mantenha como prioridade no OGE 2006 recursos destinados a investimentos segurança pública de fronteira.

“Isso é primordial para a região, porque não dá para pensar em desenvolvimento sem qualquer tipo de segurança, como o município tinha em governos passados. Os investimentos feitos hoje no setor de fronteira são prioridades”, destacou Antônio Junqueira.

Já outra sugestão nossa ao governo e com relação a pavimentação que liga os trechos do Vale do Jauru até o Vale de São Domingos. “A pavimentação desse trecho vai possibilitar o alivio do trânsito de cargas na região central das cidades vizinhas. Outro seria o asfalto de Gloria do Oeste até Quatro Marcos, porque a nossa economia é o abate de bois”, destacou Antônio Junqueira.

Outra sugestão feita aos deputados, pelo prefeito, foi a implantação de um pólo educacional na região. O que favoreceria tanto os estudantes de Araputanga, quanto de Quatro Marcos. Além da reabertura do hospital local, tornando-o regional.

“Há alguns anos fomos considerados o berço do Narcotráfico em Mato Grosso, mas graças a CPI do Narcotráfico, implementada pela Assembléia Legislativa, foi o suficiente para expulsar boa parte da ação criminosa na região. A economia ficou estagnada. Empresários não queriam mais investir na região, mas graças a Deus, isso faz parte do passado”, destacou Antônio Junqueira.

Além de investimentos na segurança pública, os deputados presentes a sessão ouviram também apelos da comunidade para o não fechamento da escola estadual Joaquim Correia Paiva, localizada no Distrito de Aparecida Bela, a 14 km da sede




Fonte: Secretaria de comunicações

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330404/visualizar/