Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 13 de Dezembro de 2005 às 09:10
Por: JOSÉ LUIS LARANJA

    Imprimir


O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, deputado, Sérgio Ricardo (PPS), recebeu piscicultores do Estado para discutir a real situação do setor em Mato Grosso. De acordo com o deputado, o governo precisa debater mais a política de produção de peixes em cativeiro e apoiar a criação em cativeiro. “O Estado precisa participar mais com a piscicultura, assim como faz na pecuária e agricultura. Temos que trabalhar no setor sem prejudicar o meio ambiente, buscando alternativas também para o pequeno produtor”, avaliou o parlamentar.

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso, (Aqüimat), Adair José de Moraes, a aqüicultura desempenha, na comunidade, um papel semelhante ao da pesca, mas ele cita que o setor está começando engatinhar. “Ao colocar no mercado peixe, crustáceos e moluscos, a aqüicultura contribui para o desenvolvimento da produção de pescado. Além disso, cria-se postos de trabalho em zonas onde, em geral, não existem”, lembrou Adair.

Na opinião de Sérgio Ricardo, o incentivo à formação ou reforço de associações voluntárias de produtores, para promover a racionalização da produção, ainda caminha a passos lentos no Estado. “O Governo precisa dar uma maior estabilidade das condições de mercado, divulgando e aplicando os resultados dos trabalhos”, garantiu o deputado.

Sérgio Ricardo lembra que uma das alternativas para melhor o setor é investir nos interesses dos criadores. “Muitos criadores de peixes em cativeiro estão abandonando a atividade por falta de apoio de uma política do governo, mas a partir de agora vamos elaborar um projeto de lei e apresenta-lo para discutir com todos os setores”, comentou Sérgio.

Uma das saídas para o setor, na colocação do deputado, é aproveitar o potencial do peixe em Mato Grosso. Sérgio Ricardo cita como exemplo um acompanhamento técnico criterioso para os produtores. “O aproveitamento do peixe pode ser uma das saídas para vencer a crise no Estado, mas precisamos ter uma política definida, porque o setor ainda carece de pesquisas”, avaliou o deputado.

Na verdade, a criação de peixes em cativeiro no Estado não recebe o apoio do Governo. Dados da Aqüimat mostram que piscicultura é uma atividade econômica e, em expansão no Estado, sendo que, muitos municípios já desenvolvem esse tipo de atividade.

Durante a reunião com a comissão de criadores de peixes em cativeiro, o deputado programou para esta terça-feira (13) ás 15 horas, um encontro com o secretário estadual do Meio Ambiente, Marcos Machado quando será colocada a situação dos criadores no Estado. “Precisamos estudar a legislação da criação de peixes buscando saídas para a produção no mercado e, conseqüentemente, geração de empregos. È uma indústria e pode ser a alternativa para a economia”, prevê Sérgio Ricardo.

Já o proprietário de uma das maiores pisciculturas da América do Sul, João Pedro da Silva, acredita que o apoio do deputado irá fortalecer a categoria no Estado. “Com essa disposição em assumir os problemas que os piscicultores enfrentam, podemos ter uma pessoa aliada á nós para discutir o impasse junto ás Secretarias e Governo do Estado”, disse o piscicultor.





Fonte: Secretaria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330591/visualizar/