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Economia
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 12:55

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Na chegada das festas de final de ano, as lojas de eletrodomésticos preparam muitas promoções e descontos para atrair os consumidores e aquecer as vendas. Mas mesmo com as grandes diferenças nos preços, chegando a aumentar até 50% do valor à vista, os consumidores preferem parcelar suas compras.

O principal motivo para a opção pelo crediário, seria conseguir encaixar no orçamento mensal da família as dívidas de final de ano, “Quem ganha menos, optará por parcelas menores por mês”, ressalta o gerente de uma loja, Ivair Barpi.

O parcelamento também é utilizado por muitos estabelecimentos comerciais para driblar a crise nos setores madeireiro e do agronegócio, que também afetou o comércio. “Já sabemos que as pessoas estão sem dinheiro para comprar à vista, então oferecemos promoções à prazo para alavancar as vendas”, disse o gerente de outra loja, Anderson Matias. Em algumas lojas, as contas podem ser pagas em até 12 parcelas.

Mas há aqueles que procuram investir o 13º salário nas compras. Em uma loja mais especializada em móveis, cerca de 40% das vendas estão sendo pagas à vista. Para isso, a empresa também procurou investir na forma de pagamento, com uma promoção em que o cliente pode pagar o valor à vista em até três vezes.

Só Notícias apurou em uma loja, que um aparelho televisor de 20 polegadas que custa R$ 439 à vista, pode chegar à R$ 531 à prazo (7 parcelas). Um aparelho de dvd poderá ser pago em até 15 vezes, tendo um aumento de 50% no valor à vista.





Fonte: Só Notícias/Tania Rauber

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