Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 12 de Dezembro de 2005 às 08:29
Por: Joanice de Deus

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses), por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida e Gerência de Humanização, ajudou a Associação dos Profissionais de Cinema e de outras tecnologias audiovisuais de Mato Grosso (AMAV/ABD-MT) a divulgar e exibir o documentário “Doutores da Alegria”, no mês de novembro, em Cuiabá. A entrada foi um brinquedo. Com isso foram arrecadados 200 brinquedos que, agora, serão distribuídos a hospitais de Cuiabá e Várzea Grande. A Secretaria de Estado de Saúde desenvolve, em hospitais públicos do Estado, o projeto “Saúde com Alegria”, com os personagens “Doutores Palhaços”.

Conforme o doutor palhaço “Bico Doce Bocaiúva” (Jurandir Lara), na relação dos brinquedos arrecadados estão jogos de dominó, dama, quebra-cabeça, carrinhos e bonecas, além de vários outros tipos de objetos educativos e livros de histórias infantis. Além dos funcionários da Central da Saúde, do Centro de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac), Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e do Centro Integrado de Atenção Psicossocial - Ciaps Adauto Botelho, várias outras pessoas que tiveram conhecimento da exibição do filme na Capital trocaram os brinquedos pelos ingressos. “A Saúde apoiou a divulgação do filme porque o mesmo remete o público ao cotidiano dos hospitais enfocando as transformações e resultados do trabalho de humanização que os doutores do ‘Saúde com Alegria’ desenvolvem nas unidades hospitalares”, comentou.

A doutora palhaça “Gata Bocaiúva”, (Eunice Maria Dalmaso), informou que os hospitais a serem beneficiados com os brinquedos são o Hospital Geral Universitário (HGU) e o Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (PSMVG), que estão estruturando suas brinquedotecas. Ela explicou que Várzea Grande está em fase de captação de recursos para montagem da brinquedoteca e o HGU já conta com espaço, faltando apenas os brinquedos. “As brinquedotecas representam mais um programa humanizado no atendimento às crianças doentes”, comentou. Os brinquedos serão entregues entre os próximos dias 15 e 16 deste mês.

Os Doutores Palhaços são os suavizadores do ambiente hospitalar, o que proporciona o bem-estar dos pacientes, funcionários e do corpo clínico. Eles atuam no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), Hospital Geral Universitário (HGU), Hospital do Câncer e nos Prontos Socorros de Cuiabá e de Várzea Grande. “A inserção dos Doutores Palhaços como um dos mecanismos na busca da cura vem dando resultado a ponto de Mato Grosso ser o primeiro Estado a institucionalizar um projeto dessa envergadura”, disse Dalmaso. Além da “Gata Bocaiúva” e do “Bico Doce Bocaiúva”, o grupo é formado pelas doutoras-palhaças “Ema Farofa Caju”, “Preta Bocaiúva” e os doutores-palhaços “Teco Peteleco Caju”, “Jujuba Caju”, “Pepito Pipoca Pequi”, e “Talk Belo Pequi”.




Fonte: Assessoria Ses/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/330783/visualizar/