Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 15:15

    Imprimir


Cuiabá registrou um incremento de 18% no número de eventos realizados em 2005. Os números sobre o setor de turismo e eventos na Capital foram apresentados pelo secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Vieira, ao apresentar o calendário de eventos programados para 2006. “Ultrapassamos a meta que era de 5%”, disse. Entusiasmado Vieira comemora os números e já faz previsão para o próximo ano que é chegar a 30% o aumento de eventos de negócios na capital.

De acordo com o secretário, mais de 50 eventos já estão programados para 2006. “Estaremos participando de 12 eventos nacionais levando o potencial de Cuiabá para atrairmos ainda mais eventos para nossa Capital”, disse.

A meta da Prefeitura Municipal é transformar Cuiabá na Capital do Turismo de negócios da região do Centro Oeste. De acordo com João Vieira, essa proposta faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que estará a partir de janeiro divulgando o potencial da Capital Mato-grossense, através de 1 milhão de peças publicitárias confeccionadas, com o tema “Cuiabá de Portas Abertas, destinadas ao turismo de eventos.”Será editada uma revista (show case) com informações básicas da infra-estrutura hoteleira, centro de convenções e serviços para eventos, em parceria com o Pantanal Convention Visitours Bureau, peça fundamental para a captação de eventos em outros estados brasileiros, disse Vieira.

Também serão confeccionados cartaz institucional, Shell folder, Shell letters, mapa da cidade com localização dos pontos históricos e serviços, mapa dos atrativos turísticos de Cuiabá e região metropolitana, adesivos internos e adesivos externos. Uma revista turística de Cuiabá e um guia da cidade também estão incluídos na campanha, que ainda constará de vídeo promocional e institucional de Cuiabá, criação de um banco de imagens, e funcionamento do Disk Turismo em parceria com o Número Certo.

Para incentivar a atividade turística da Capital, a Prefeitura de Cuiabá reduziu a alíquota de ISSQN e ISS da rede de hoteleira e turismo de 5% para 3%.

Em contrapartida, esses setores deverão manter os patamares de arrecadação tributária ocorrida no ano de 2005. O prefeito Wilson Santos anunciou que caso não cai à arrecadação desses setores deverá avançada a discussão em reduzir ainda mais a alíquota. E afirmou ainda que esse desconto será ampliado para todo segmento de turístico e eventos da Capital. “Mas ainda mais incentivar esse segmento que tem capacidade de gerar imediatamente emprego e renda”, afirmou o gestor municipal.

Wilson Santos anunciou ainda um série de obras para alavancar o turismo na Capital. Dentre elas a construção do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na praça Rachid Jaudy, localizada bem no coração da Capital. Por meio do CAT, o turista poderá encontrar todas as informações à respeito de roteiro gastronômico, hotéis, agências de turismo e viagens e também sobre a noite cuiabana, cultura, artesanato e folclore. A Lagoa do CPA vai ser totalmente revitalizada e urbanizada. No local será construída uma área voltada para o lazer e a prática de atividades desportivas, como pista de caminhada. Serão cultivadas mudas de plantas, como o eucalipto e nos tanques da lagoa serão criados peixes. Além do Centro Histórico de Cuiabá, o Cais do Porto e a navegação na comunidade Beira Rio São Gonçalo serão revitalizados.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331162/visualizar/