Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 07 de Dezembro de 2005 às 11:51

    Imprimir


Nem só de empolgantes shows viveu a 11ª edição do Goiânia Noise Festival, ocorrida no último fim de semana. O evento serviu também de pano de fundo para a criação da Associação Brasileira dos Festivais Independentes (Abrafi), concebida após encontro de 19 representantes de 13 festivais no Sebrae-GO.

Com apoio do Ministério do Trabalho, através da Secretaria Nacional da Economia Solidária, enviados dos festivais Abril Pro Rock (PE), Bananada (GO), Goiânia Noise (GO), Do Sol (RN), Porão do Rock (DF), Demo Sul (PR), Campeonato Mineiro de Surf (MG), Ruído (RJ), Eletronika (MG), Noites Senhor F (DF), Calango (MT), Jambolada (MG) e Varadouro (AC) selaram o surgimento da Abrafi, cuja sede "provisória e virtual" é Goiânia.

Segundo estimativas dos envolvidos na associação, os eventos atingem, juntos, cerca de 300 mil freqüentadores a cada ano. A idéia geral é "criar uma espécie de 'selo de qualidade' dos festivais independentes em atividade no País".

A formulação de um calendário com todos os eventos do ano e um guia de festivais estiveram entre os tópicos da primeira reunião, que definiu também os conceitos de festival independente: realização por no mínimo três anos consecutivos, programação com pelos menos 30% de bandas locais e porcentagem mínima de 75% de bandas sem vínculos com grandes gravadoras.

A segunda reunião deve ocorrer em fevereiro na convenção Porto Musical, em Recife. Entre os próximos objetivos do grupo está conseguir uma audiência no Ministério da Cultura.




Fonte: Redação 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331189/visualizar/