Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 20:49

    Imprimir


Washington - O cidadão alemão de família libanesa Khaled el-Masri processará a CIA por detê-lo, durante cinco meses, como suspeito de terrorismo. Ele também diz ter sido torturado. A União de Liberdades Civis dos EUA (ACLU), que será a encarregada de iniciar o processo contra a CIA em nome de Masri, anuncia que a ação é dirigida contra o ex-diretor da Agência, George Tenet, e outros responsáveis por violação das leis de direitos humanos.

Khaled el-Masri alega que, em 2003, foi seqüestrado na Macedônia e transferido para um campo de detenção americano no Afeganistão, para interrogatório. Sua captura e o tratamento que recebeu foram o resultado direto de uma "política ilegal" da CIA, segundo a ACLU.

O caso de Masri se soma à polêmica que atualmente ronda a agência de espionagem americana, pelas supostas prisões secretas que mantêm em alguns países europeus e os supostos vôos ilegais que realizou, na Europa, para transferir suspeitos de terrorismo.

Na Alemanha, a chanceler Angela Merkel, depois de se reunir com a secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, disse que o governo americano já "reconheceu como um erro" a detenção de Al-Masri. Rice, por sua vez, recusou-se a comentar diretamente o caso, mas declarou que "quando erros são cometidos, trabalhamos duro para consertá-los".

A secretária defendeu o programa de "rendição", no qual suspeitos são capturados e retirados do país em que se encontram sem passar pelo procedimento legal de extradição. Segundo ela, as "rendições" já salvaram vidas nos EUA e na Europa.





Fonte: EFEAP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331292/visualizar/