Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 06 de Dezembro de 2005 às 09:24

    Imprimir


Workshop discute desenvolvimento de gramínea usada em pastagens Da Reportagem Instituições de ensino e pesquisa e pecuaristas se reúnem para discutir soluções para o desenvolvimento de uma das principais espécies de gramínea utilizada na alimentação do rebanho bovino em Mato Grosso, o capim-marandu.

Um worshop sobre o tema será realizado hoje e amanhã no auditório da Famato, em Cuiabá.

O evento será realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat) em parceria com a Famato e Embrapa de Mato Grosso do Sul.

A espécie de gramínea, cujo nome científico é brachiara brizantha, foi desenvolvida pela Embrapa em 1983 e se transformou na principal semente utilizada em pastagens de fazendas do país.

De acordo com a Embrapa, os problemas surgiram a partir de 1998, quando passou a ser registrada a morte da espécie em áreas extensas, de forma contínua e irrecuperável, em fazendas da região do Centro-Oeste e Amazônia.

Ao final do evento será discutida a proposta de convênio entre as instituições para a realização de pesquisa científica que possa indicar as causas do problema.

De acordo com coordenador de convênios e projetos especiais da Fapemat, Alexandre Galeno, se o resultado do workshop for pela realização da pesquisa a instituição poderá apoiar. “A Fapemat, enquanto instituição de apoio a pesquisa, participa de projetos que colaboram de alguma forma com o desenvolvimento do Estado”, informou. Mato Grosso tem o maior rebanho bovino do país.

Durante o worshop, pesquisadores da Embrapa de Mato Grosso do Sul e Acre apresentarão os levantamentos que apontam as possíveis causas do problema relacionados a questão do solo, clima, processo de fisiologia da planta, fungos e outros. “Não se sabe ainda a causa do problema”, informou o pesquisador da Embrapa de MS, Rodrigo Amorim Barbosa, sobre a necessidade do desenvolvimento de pesquisa sobre o assunto.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331442/visualizar/