Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 05 de Dezembro de 2005 às 11:08

    Imprimir


Casais do mesmo sexo poderão formar uniões civis no Reino Unido, ao entrar em vigor hoje a lei que dá aos gays os mesmos direitos e responsabilidades dos casamentos heterossexuais.

Em virtude da chamada Lei de Associação Civil, pelo menos 1.200 cerimônias estão programadas em todo o país para os próximos meses, de acordo com números fornecidos pelas prefeituras.

As primeiras uniões civis ocorrerão na Irlanda do Norte no dia 19, seguidas de outras na Escócia, no dia 20, e na Inglaterra e em Gales, no dia 21. As pessoas que quiserem unir-se oficialmente terão que se registrar nas prefeituras locais.

Grupos britânicos de defesa dos direitos da comunidade gay realizaram durante anos uma campanha para conseguir que a legislação fosse criada.

A vice-ministra britânica da Igualdade, Meg Munn, disse hoje que o Governo espera que 4.500 casais se unam no primeiro ano da lei.

"Trata-se de uma importante legislação, pois é um reconhecimento legal de relações que até agora eram invisíveis aos olhos da lei", afirmou Munn à BBC.

"Dá às pessoas em relações do mesmo sexo os mesmos direitos e responsabilidades que os casados têm. Sabemos que há casais que ficaram juntos durante 40 anos e esperaram a oportunidade para isto", ressaltou a vice-ministra.

"Eles têm as mesmas preocupações que os casais (heterossexuais): propriedade, pensões e herança", acrescentou Munn.

Alan Wardle, porta-voz do grupo "Stonewall", que defende os direitos dos homossexuais, ressaltou hoje que não se deve subestimar a importância destas associações civis.

"Nossa opinião é que as uniões civis transformam a vida dos casais e seus direitos", disse Wardle, acrescentando que a sociedade reconhece agora estes casais legalmente.

Fontes do Ministério britânico de Indústria e Comércio estimam que haverá mais de 42 mil cerimônias deste tipo até o ano 2050.

A Lei de Associação Civil não utiliza o nome de "casamento gay", mas as uniões foram pensadas para parecer ao máximo com os matrimônios heterossexuais.

Além disso, a legislação contempla a possibilidade de dissolver o acordo civil por meio de uma ação semelhante ao "divórcio".

Pela primeira vez, há três anúncios de uniões civis na edição de hoje do periódico The Times, após quase 221 anos publicando nascimentos, casamentos e falecimentos.

Os anúncios, que informam as datas das cerimônias de três casais gays, aparecem sob uma coluna que leva o nome de Associações Civis.

Personalidades, como o cantor britânico Elton John e seu companheiro David Furnish, manifestaram a intenção de levar adiante estas associações civis.

As lojas britânicas já se preparam para vender cartões e produtos com referência aos "casamentos" gays. Algumas lojas começaram a vender cartões com as inscrições "O senhor e O senhor" ou "A senhora e A senhora", para celebrar as uniões, enquanto os bufês esperam receber vários pedidos nos próximos meses.

Um porta-voz da Asda, rede de supermercados que também vende cartões, livros e roupas, informou que pôs à venda novas alianças de noivado em ouro.

"Desde que se deu o sinal verde às ''bodas'' gays, recebemos muitos pedidos de clientes solicitando cartões de ''casamentos'' gays", acrescentou o porta-voz.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/331703/visualizar/