Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 01 de Dezembro de 2005 às 21:27
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


A criação de Frango Caipira está sendo exemplo de geração de renda na cidade de Claudia, distante 472 quilômetros no Nortão de Mato Grosso. Iniciada a atividade com 62 famílias, o prefeito Altamir Kürten (PSDB) pretende ampliar para sua carga máxima, chegando a 240 famílias contempladas. Esta é uma das ações sociais promovidas pela administração atual. O ramo da avicultura está em fase de expansão e foi iniciado, passados quatro meses e os resultados são totalmente positivos, com lucro em média de R$ 2,50 por ave abatida.

A construção de um abatedouro municipal com capacidade para abater 4,5 mil aves ao mês, assistência técnica e administrativa compatíveis com a demanda são fundamentais, segundo Kuerten, para consolidar a atividade na região.

Mais ousado o prefeito pretende agora alcançar uma média de R$ 2 mil de renda mensal às famílias da cidade de Cláudia inseridas no projeto da avicultura caipira. Mais: para alcançar a média o prefeito está criando mais opção com a adequação de hortifrutigranjeiros para abastecer o mercado local e externo.

O programa consiste em dotar todos os lotes de 600 metros quadrados, tamanho preestabelecido, com plantações de hortas e frutas e legumes. Qualificar o trabalhador, deixando de lado o paternalismo, para inseri-lo ao mercado. Se dentro de doze meses o objetivo não for alcançado, prorroga-se por mais seis meses com acompanhamento mais rigoroso. Para esta modalidade de cultura serão necessários equipamentos de irrigação, disse o prefeito.

Altamir Kurten pretende ainda implantar no início do ano que vem uma Escola Agrícola com alternância. Ela funcionará 15 dias de estudos teóricos na cidade e os outros 15 dias praticando o aprendizado no campo com inclusão dos pais e alunos.

“Estes programas visando à geração de renda para famílias que tem aptidão para estas atividades são sem dúvida um meio de promover o bem-estar do município e de sua população” justifica o prefeito ressaltando que “Nossas intenções se justificam se conseguirmos avançar nas propostas, por isso procuramos o deputado Riva que é um grande incentivador do desenvolvimento municipalista”.

O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) se dispôs a fazer uma visita a Cláudia para discutir os problemas do município. “Vamos conhecer de perto esta realidade e checar as necessidades da população. De certo serei um parceiro disposto a somar na sua administração”, propõe.




Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332135/visualizar/