Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 30 de Novembro de 2005 às 11:37

    Imprimir


O presidente da Associação das Pessoas Portadoras de Doenças Renais Crônicas e Transplantados, Antônio Cordeiro, denunciou nesta terça-feira, durante audiência pública na Assembléia Legislativa para tratar de assuntos relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS), que muitas pessoas estão se deslocando para outros estados para realizarem os transplantes. Ele disse que os portadores não conseguem ajuda do Estado de Mato Grosso para isso e quando retornam ainda se vêem obrigados a conseguirem remédios onde foram transplantados.

“O Estado não tem competência para fazer os transplantes. Muitas pessoas, cerca de 50% que foram transplantados aqui, faleceram após serem submetidos à cirurgia” - apontou, ressaltando falhas na equipe médica de cirurgiões do governo. O presidente da Comissão, deputado Humberto Bosaipo (PFL), ressaltou que a Comissão vai analisar todas as denúncias feitas.

As críticas do presidente da entidade, porém, foram rebatidas pelo secretário Adjunto Estadual de Saúde, Antônio Augusto de Carvalho, e pelo superintendente da Central de Regulação, Vander Fernandes. Segundo Vander, a lei não permite que o Estado arque com despesas de transporte de pacientes para outros estados se possui uma equipe atuando nestes casos. “Não vou entrar no mérito do questionamento da capacidade da equipe. Há fóruns adequados para serem encaminhadas estas denúncias e se forem vamos apura-las. Já investigamos algumas destas denúncias feitas e não encontramos irregularidades”, afirmou.

O secretário-adjunto de Saúde acrescentou que o Estado está aberto para recontratar a antiga equipe que fazia os transplantes e garantiu que há recursos da folha do Estado para contratar imediatamente novos cirurgiões. “Mato Grosso precisa de duas ou três equipes para realizar os transplantes. Só que a equipe anterior não quer retornar. O Hospital onde trabalhavam quis sair do SUS e não podemos obrigar um hospital particular a participar”, enfatizou




Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/332487/visualizar/