Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 16:58
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


Na terceira edição do mutirão “Saúde Várzea Grande” mais de duas mil pessoas compareceram no período da manhã desta sexta-feira (25.11) à escola municipal Edmilson Francisco Kolling, no bairro Jardim Manaíra, loteamento Chapéu do Sol. Mesmo com a chuva, a população se dirigiu ao bairro em busca dos serviços de Saúde oferecidos pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, em parceria com o Estado. O atendimento continuará até às 17h30.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, explicou que o mutirão vem cumprir um objetivo do Governo do Estado em relação à Saúde. “Essa parceria vem trazer para mais perto da população as ações de Saúde e está sendo um grande sucesso. Quem ganha com isso são os moradores do município, em especial, as pessoas residentes nesta região”, explicou.

O prefeito municipal, Murilo Domingos, disse que “o desejo da prefeitura é colocar a saúde da população em primeiro lugar em nossos objetivos. Nesse sentido a parceria do Estado com a Secretaria municipal de Saúde é de fundamental importância para a viabilização desse nosso grande projeto que é levar o atendimento de Saúde para os bairros mais distante da sede do município. Ir de encontro à população se tornou o caminho natural para satisfazer essa necessidade dos usuários do SUS em nosso município”.

O secretário municipal de Saúde, Arilson Arruda, disse que essa edição vem com novos serviços, de acordo com a necessidade dos moradores. “A cada mutirão que fazemos existe uma triagem das necessidades. Daí vamos nos especializando e melhorando cada vez mais para bem atender aos usuários do SUS. O ‘Saúde Várzea Grande’ será executado durante todo o ano de 2006. Para tanto contamos com o Estado”.

A escola Edmilson Francisco Kolling foi inaugurada em dezembro do ano passado e atende a cerca de 400 alunos que cursam as primeiras quatro séries do ensino básico. “Antes do mutirão realizamos testes de acuidade visual com os alunos e encontramos seis crianças com problemas de visão que já estão escalados para consultas aos oftalmologistas do mutirão”, explicou.

O atendimento oferecido pelo “Saúde Várzea Grande” foi elogiado moradores. Benedito Gomes de Freitas, 66 anos, e Madalena Francisca Nunes Freitas, casados há 37 anos, foram se consultar com médicos do mutirão pela primeira vez. Em Benedito foram constatados hipertensão e alta taxa de colesterol. Já Madalena foi procurar cuidados médicos para controlar sua diabetes. “Ficamos animados de vir aqui no mutirão porque está pertinho de casa. Em nossa idade, ir até o centro da cidade para obter cuidados médicos é muito complicado. Com o mutirão a Saúde é que vem até nossa casa, e fica bem mais fácil”, afirmou Benedito.

Marielze Francisca de Abreu, 36 anos, foi se consultar e levou os filhos Walisson e Wesley juntos. “A vantagem do mutirão”, comentou a jovem mãe, “é que acontece uma grande concentração de médicos, de várias especialidades, num único lugar. Além disso o acesso a esses médicos é muito facilitado, com um único registro você é dirigido para várias especialidades médicas que podem ser consultadas no mesmo dia".

Jovalina Rodrigues Silva, 36 anos, exemplificou como esse tipo de atendimento é prático. Além de procurar cuidados de Saúde para si mesma ela levou seus filhos, de 17, 9 e um ano, para serem atendidos. O filho de menos idade foi levado ao pediatra. “O que sobressai no mutirão é a facilidade . Procurar cuidados de Saúde fica muito mais fácil no mutirão em que tudo está mais próximo de onde a gente mora. Não precisamos ficar acordando de madrugada para nos deslocarmos até o centro da cidade”, comentou.

Os serviços de atendimento são: consultas em clínica médica , exames laboratoriais, de acordo com indicação médica, distribuição de medicamentos, com receita médica, pediatria, dermatologia, oftalmologia, prevenção do câncer bucal, do câncer de mama, do câncer de colo do útero, doenças sexualmente transmissíveis, doação de órgãos e toxicologia. Uma equipe do Serviço Social do Comercio (Sesc) realizou, na parte da manhã, corte de cabelo e orientou sobre cuidados com a higiene. A cobertura vacinal incluiu a vacina tríplice viral e as vacinas contra a febre amarela e contra a hepatite.

Os moradores também tiveram a oportunidade de fazer inscrição para obter o Cartão SUS. Para as crianças presentes foi encenada uma peça sobre a dengue e feita uma apresentação de karatê tradicional bem como instruções de higiene bucal.





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333405/visualizar/