Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 14:32
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro abriu na manhã desta sexta-feira (25.11) as comemorações do dia Nacional do Doador Voluntário de sangue. Na abertura do evento, o secretário enfocou a importância da realização de campanhas, que servem de estímulo para atrair novos doadores e também no reforço àqueles que já são. “Essas campanhas de conscientização devem acontecer periodicamente, pois sempre tem alguém que precisa dá boa vontade do doador voluntário. Hoje pode ser alguém que precise do nosso sangue, amanhã pode ser nós mesmos ou algum de nossos familiares e amigos. Doar sangue é vida, é amor”.

O servidor público, Manoel Feliciano da Silva, 45 anos, já doa sangue há mais de dez anos, significando um total de sessenta doações nesse período. Em certas situações pensou em desistir, mais há cada doação realizada ele tem a certeza que ele veio com a missão de ajudar o próximo. “Sempre que posso, busco incentivar as pessoas e conscientizá-las da importância do ato de doar sangue. Quem doa de si, recebe em dobro de Deus”, disse ele.

O pescador, Edmilson Paulo Santana, 37 anos disse que já faz doações desde a inauguração do MT Hemocentro. Segundo ele, o ato de doar sangue tem que ser um prazer de ajudar o próximo, fazer o bem sem esperar recompensas. “Quem doa sangue, tem o coração tranqüilo, pois está fazendo um ato de solidariedade”.

Conforme a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabanne, a campanha se estenderá até o final da próxima semana (02.12). Hoje estamos homenageando os nossos doadores voluntários cadastrados e na busca de novos doadores fidelizados. “Este é um gesto simbólico do MT - Hemocentro, mas que visa destacar a importância desses voluntários que têm consciência de ajudar ao próximo, além de esclarecer e proporcionar um estímulo e incentivo à doação voluntária de sangue”, completou a diretora.

Em agradecimento aos doadores voluntários, o MT - Hemocentro neste dia 25, passa por um dia de festa em que os doadores que passam pela unidade recebem os agradecimentos dos servidores da Saúde, sendo oferecido um delicioso café da manhã, entrega de camisetas e lanches. Na abertura das atividades foi realizada uma missa de ação de graças e apresentações do coral do MT Hemocentro e Cermac. “A missão do MT Hemocentro é estar sempre realizando trabalhos com rapidez e eficiência que os serviços requerem vez que busca salvar vidas a aqueles que necessitam de sangue”, esclareceu Eliana Rabanne.

DOAÇÃO DE SANGUE-Antes da doação de sangue é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH, se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de chagas, malária ou HIV. Constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da Ses ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe e resfriado, hepatite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano. “Doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis”, lembrou. Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas.

Todo doador voluntário recebe, em sua residência, os resultados dos exames realizados para a correta utilização do sangue. Os exames definem se o sangue da pessoa está livre de contaminação por vírus HIV, HTLV 1 e 2 (um primo da Aids sexualmente transmitido), do hepatite A,B e C, da doença de chagas, do sífilis e ainda recebe, de brinde, uma definição de sua tipagem sangüínea.

O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação, que também pode ser feita na sede do MT Hemocentro, que fica na rua 13 de Junho, 1055, Centro da Capital, e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30





Fonte: Assessoria/Ses-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333451/visualizar/