Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 09:25

    Imprimir


Uma parceria entre o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Centro de Controle de Doenças (CDC), de Atlanta, nos Estados Unidos, vai permitir a realização de uma pesquisa que pretende identificar as espécies de roedores silvestres e formas de transmissão da hantavirose em Mato Grosso.

“O objetivo é avaliar os casos da doença, apontar diretrizes que possibilitem conhecer a dinâmica populacional dos roedores silvestres, preferência alimentar e a prevalência de hantavírus no Estado”, disse a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Saúde do Estado, Beatriz Alves de Castro.

Os trabalhos serão realizados pelo consultor e pesquisador James Mills, entre os dias 6 e 15 de dezembro, no município de Campo Novo do Parecis (396 quilômetros a Noroeste de Cuiabá), onde serão montadas entre 400 a 600 armadilhas para a captura de roedor silvestre e realizado um treinamento para os técnicos da área da Saúde. O projeto é considerado pioneiro no Brasil pelo Ministério da Saúde e Fiocruz.

Conforme Beatriz Castro, outra boa notícia é que embora a hantavirose seja considerada uma doença perigosa e de alta letalidade, Mato Grosso conseguiu diminuir em 33% sua letalidade entre 2004 e 2005. Esta redução é fruto do trabalho de capacitação dos médicos da rede pública”.

Mato Grosso registrou este ano nove casos da doença, sendo que três evoluíram para óbito. Em 2004, também foram confirmados nove casos, com seis óbitos. No Estado, o primeiro registro da doença ocorreu no ano de 1999.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333563/visualizar/