Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 09:20

    Imprimir


O diretor de Atenção Secundária à Saúde da rede municipal, Euze de Carvalho, reclamou que o pânico instalado entre os moradores da rua 209 acabou fazendo com que um número de pessoas superior ao recomendado pelo sistema de saúde iniciasse ontem a quimioprofilaxia.

Conforme Carvalho, o protocolo do Ministério da Saúde (MS) limita a profilaxia àqueles que tiveram contato direto e prolongado, de seis horas ou mais, com a vítimas. “Mas não tivemos como dizer o contrário”, afirmou.

As meningites do tipo menigogócica e por hemófilos são as formas mais graves da doença. Euze de Carvalho, que também é pediatra e fez residência médica num hospital paulista referência no tratamento de meningite, diz que no caso da meningocócica, a vacina disponível no mercado não apresenta resposta satisfatória. Por isso, o Ministério não a indica para imunização em massa. Já para aquela provocada por hemófilos, diz ele, existe vacina no sistema público.

O especialista citou os principais sintomas de meningite: dor de cabeça intensa em todo o crânio, febre alta que persiste mesmo sob o uso de antitérmicos, vômito em jato (sem anteceder de ânsia) e rigidez na nuca. No caso dos recém-nascidos, outra característica é a elevação da moleira. (AA)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333570/visualizar/