Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Novembro de 2005 às 09:18
Por: Alecy Alves

    Imprimir


Os moradores da rua 209, no setor II do bairro Tijucal, estão em pânico por causa dos quatro casos de meningite, um deles fatal, ocorridos entre crianças vizinhas. A preocupação aumentou com a morte do pequeno Eduardo Gabriel, de três anos, ocorrida anteontem.

O menino era vizinho da casa de frente e costumava brincar com Gabriel Juvenal, de quatro anos, que há 10 dias encontra-se internado no Pronto-Socorro de Cuiabá. Ambos tiveram diagnosticada meningite meningogócica, a forma mais letal e contagiosa da doença. Gabriel Juvenal, por sua vez, é primo de Francielly Cristina Juvenal, 9 anos, que há 45 dias esteve internada com meningite.

Mas o primeiro caso aconteceu há um ano e teve como vítima um garoto identificado como Thiago, de 6 anos, que se mudou de Cuiabá com os pais meses após a conclusão do tratamento, carregando seqüelas da doença. Thiago, conforme seus parentes que ainda moram na rua, sofreu perda parcial da audição.

Ontem à tarde, a presença das técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) provocou grande correria de moradores em busca da medicação usada na quimioprofilaxia (tratamento para impedir que a doença se instale em outras pessoas). Da previsão de atender 30 crianças e familiares que tiveram contato direto e prolongado com o menino que morreu, o tratamento teve de ser estendido a mais de 120 pessoas.

Na casa de Derocy Siqueira, amigo que levou o pequeno Eduardo Gabriel ao hospital, foi improvisado um posto de cadastramento e entrega da medicação. Num dado momento os remédios acabaram e os técnicos tiveram de providenciar nova remessa.

Aguinaldo Viana Juvenal, tio do garoto que está internado, acha que a situação poderia ter sido evitada se no caso do seu sobrinho o serviço de saúde não tivesse limitado o tratamento a nove pessoas exclusivamente da família.

Já a moradora Fátima Pereira argumentou que na rua 209 há muitas crianças que brincam juntas e pais que são amigos de freqüentar a casa um do outro. “Nossos filhos brincam juntos. Um dorme na casa do outro e nos reunimos por horas à noite na porta de casa. Isso tudo precisava ser observado”, reclamou.

A secretária municipal de Saúde, Eugênia de Carvalho, reuniu diretores e coordenadores de sua pasta numa entrevista coletiva na tentativa de tranqüilizar a população. “Não há motivo para pânico, não existe surto de meningite meningogócica”, disse.

Já o diretor de Vigilância à Saúde e Meio Ambiente, Gerson Blat, explicou que não há relação entre os quatro casos, exceto os dois últimos. Segundo ele, os dois primeiros foram de tipologias distintas que não tinham indicação de quimioprofilaxia.

De acordo com Blat, este ano foram registrados quatro casos de meningite meningogócia com uma morte em Cuiabá. O primeiro em março, no bairro Cidade Alta; o segundo em agosto, no Jardim Petrópolis; e os dois últimos no Tijucal. Ao todo 24 pessoas já morreram este ano em Cuiabá, vítimas de todas as variações da meningite.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/333571/visualizar/