Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 13:28
Por: Patrícia Casali

    Imprimir


O som de “O Político” de Chico Buarque foi a trilha sonora escolhida para a manifestação de professores da rede federal de ensino durante quatro as quatro horas de mobilização na manhã desta quarta-feira (23) na Praça Brasil, em Rondonópolis. Um carro de som interditou a principal avenida da cidade, a Amazonas e o protesto acabou tendo a adesão de vereadores, professores da rede estadual, além de universitários e estudantes secundaristas.

O presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (Adufmat), Antônio Gonçalves Vicente, o Tati, avaliou como excelente o movimento. “Acho que agora o povo entendeu que se não houver um movimento organizado para pressionar o Governo a coisa não vai andar. Justo este Governo Lula que se dizia e se diz dos trabalhadores”, afirmou.

Segundo Tati, a expectativa é que esta seja a maior greve da história das universidades brasileiras, ultrapassando a dos 100 dias ocorrida na década de 90. “Isso é uma vergonha para o Governo que se diz preocupado com a Educação. No domingo completamos 100 dias de paralisação e o Governo Lula vai entrar para a história da Educação como o que registrou a greve mais longa”, desabafou.

Com camisetas laranjadas estampadas com o slogan “Universidade de qualidade e gratuita para sempre”, os protestantes ganharam as ruas e também a adesão de políticos, como o presidente do Legislativo, Mohamed Zaher (PSDB), Vilma Moreira (PSB), Olímpio Alvis (PT), Adonias Fernandes (PMDB) e José Márcio Guedes (PMDB).

Os vereadores das cidades de Primavera do Leste, Guiratinga e Campo Verde acabaram não comparecendo alegando outros compromissos.

“Para nós esta foi a resposta de que o povo está acordando para o que o Governo está fazendo e se não houver uma reposta satisfatória por parte dele vamos intensificar ainda mais as ações até que Lula acorde para o que está acontecendo. Hoje temos representantes no protesto em Brasília, vamos ver qual a avaliação do comando nacional de greve para vermos os resultados em nível nacional”, finalizou.





Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334077/visualizar/