Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 23 de Novembro de 2005 às 07:48
Por: Luciane Mildenberger

    Imprimir


O secretário de Estado de Fazenda, Waldir Júlio Teis, representando o governador Blairo Maggi, abriu o Seminário “O Caminho da Excelência em Gestão Pública”, nesta segunda-feira (22.11), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, falando da necessidade de se ter zelo pela coisa pública, principalmente, quando envolve o gasto público. “Se quisermos ter um futuro melhor temos que refletir muito de como gastar o dinheiro público”, disse.

Fazendo um histórico de gestão desde o início do Governo Blairo Maggi, o secretário falou dos novos sistemas implementados e outros que iniciam a operacionalização a partir de 2006, como é o caso do FIPLAN (Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças), que será disponibilizado também aos municípios do Estado. “Isso se chama Gestão Pública, ou seja, envolver todos os interessados em um programa criado pelo Governo do Estado”, destacou Waldir Teis.

A gestão, segundo o secretário de Fazenda, começa desde a elaboração do orçamento. “O gestor acha que gerir bem o orçamento é ‘torrar’ tudo durante o ano. É preciso ter cautela e eficiência do gasto público, sabendo o que efetivamente é necessário para não gastar de forma errônea, pois o dinheiro sai do bolso do contribuinte”, enfatizou Teis.

Durante o seu pronunciamento, o secretário falou ainda sobre a vaidade do administrador público, em se gastar para satisfazer vaidades pessoais. Para Teis, é preciso sair da passividade para buscar um futuro melhor. “Se a necessidade está atendida, por que gastar mais? Gestão pública não é gastar 100% do orçamento, mas 100% menos 10% ou 20%, para que lá na frente seja possível reduzir a carga tributária”, opinou.

Quanto ao orçamento de 2006, Teis lembrou que por pior que seja, será maior que em 2005, e que o governo não está sendo pessimista com a redução dos valores, mas realista. “Temos que deixar as vaidades de lado e vestir a camisa, pois se uma gestão vai bem teve a colaboração de todos, se vai mal, a culpa é do governo”.

TRANSPARÊNCIA – O secretário Waldir Teis destacou ainda na abertura do seminário, a transparência das contas públicas, afirmando a necessidade da população cobrar dos poderes a prestação de contas do dinheiro dos contribuintes. “No Governo Blairo Maggi não temos medo de mostrar as contas públicas, no entanto, não basta somente o Executivo fazer essa transparência, mas sim todos os poderes”, exortou o secretário.

Teis acredita que no atual governo se está conseguindo aprimorar a gestão pública, com um avanço significativo, através da modernização dos sistemas, muita cautela na gestão do orçamento e avaliação rigorosa do dinheiro que é gasto. “É preciso ter muita responsabilidade com o orçamento e saber dizer não quando precisa. Nem sempre é o que a sociedade quer, mas nosso esforço é o máximo para fazer o que está ao nosso alcance”, finalizou o secretário de Fazenda.

Participaram também da abertura do seminário os secretários de Estado Yênes Magalhães (Seplan), João Carlos Ferreira (Cultura) e Ana Carla Muniz (Educação), os presidentes do Tribunal de Contas, Ubiratan Spinelli e do Cepromat, Adriano Niehues, o procurador do Estado, João Virgílio, secretários-Adjuntos, o diretor do Programa de Gestão do Ministério do Planejamento, Paulo Daniel Barreto Lima, e demais autoridades e presidentes de empresas e autarquias.





Fonte: Assessoria/Sefaz-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334234/visualizar/