Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Novembro de 2005 às 02:32

    Imprimir


Paris - Pelo menos 30 mil pessoas tomaram as ruas de Paris neste sábado para protestar contra planos de privatização do governo da França.

Os protestos ocorreram dois dias antes do início das vendas públicas das ações de uma companhia estatal do setor de energia, a EDF.

Os manifestantes acreditam que as privatizações vão levar a uma piora no serviço das empresas vendidas e a um aumento nos preços cobrados dos consumidores pelos serviços que elas prestam. Ainda de acordo com os manifestantes, os efeitos das privatizações seriam sentidos especialmente na parcela da população que vive no campo e nos subúrbios mais pobres das cidades, onde, recentemente, ocorreu uma onda de violentos protestos.

Participaram do protesto em Paris, além de membros de sindicatos, pessoas ligadas ao governo local na capital francesa, também contrárias aos planos do governo do primeiro-ministro Dominique de Villepin.

Outras manifestações foram realizadas também neste sábado em mais cidades francesas.

Desde outubro, a França tem testemunhado uma série de greves em favor da manutenção das estatais responsáveis por serviços públicos.

Nesta segunda-feira, maquinistas da rede nacional de trens francesa prometem cruzar os braços em protesto contra planos de reestruturação que, acreditam eles, irão resultam em demissões e redução de salários.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334904/visualizar/