Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 19 de Novembro de 2005 às 18:50

    Imprimir


A zona ocidental de Cuba se prepara para enfrentar os possíveis efeitos da tempestade Gamma, que deixará na zona fortes chuvas e ventos, informou hoje o Instituto de Meteorologias da ilha.

A 24ª tempestade tropical da atual temporada de furacões estava neste meio-dia a quase 255 quilômetros ao leste da cidade de Belize e a 565 quilômetros ao sul do Cabo San Antonio, o extremo mais ocidental da ilha, disse à televisão José Rubiera, chefe de previsões do instituto.

O especialista qualificou Gamma de "atípica" e acrescentou que o mais importante para Cuba serão as fortes chuvas e rajadas de vento que se sentirão no oeste do país a partir de sábado, mas que serão aumentados entre domingo à noite e a madrugada de segunda-feira.

Ele explicou que a tempestade, que se "associará" a uma frente fria, será empurrada para o noroeste, o que provocará também "a primeira notável queda da temperaturas" na temporada de frio.

A província de Piñar del Río, a mais ocidental de Cuba, e que enfrentou vários fenômenos climáticos nos últimos anos, já começou os preparativos para enfrentar o temporal que a tempestade deixará em sua passagem.

A primeira secretária do partido Comunista na província, María de Carmen Concepción, disse que começaram a ser tomadas medidas para proteger a população e os bens econômicos.

Segundo a secretária, foi iniciada a evacuação dos estudantes internos e residentes em zonas onde se prevêem inundações.

Também foram protegidos mais de 20.000 toneladas de alimentos e transferidas a lugares seguros as embarcações pesqueiras.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/334958/visualizar/