Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 18 de Novembro de 2005 às 18:55

    Imprimir


Depois de protestos violentos, ontem, no centro do Recife, estudantes retomaram nesta sexta-feira as manifestações contra o aumento de 9,5% nas passagens de ônibus, que entrou em vigor no último domingo. Cerca de 15 ônibus foram depredados, com pichações e vidros quebrados, e uma pessoa foi presa.

A concentração ocorreu na manhã desta sexta-feira, na rua o Hospício, no centro da cidade e prossegue na tarde desta sexta-feira com uma passeata pelas ruas centrais da capital pernambucana. Mais de 400 estudantes participam do movimento.

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) fechou as ruas por onde o protesto está passando, o que causou vários engarrafamentos durante toda a manhã. O percurso inclui uma parada em frente ao Palácio do Campo das Princesas, para exigir do governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), providências que resultem na redução da tarifa.

"Vamos continuar nessa luta em prol de nossos direitos, que é baixar as passagens", defendeu o estudante Fernando Melo Júnior, 21 anos. A Polícia Militar acompanha o protesto, mas não está atuando diretamente nos conflitos. Várias lojas do centro da cidade fecharam as portas, com medo de terem os estabelecimentos depredados.

Os estudantes reivindicam a redução de 20% no preço das tarifas, passe livre para os estudantes e re-estatização do sistema de transporte. Atualmente, a passagem do anel A é de R$ 1,65 e a do anel B é de R$ 2,5. A Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) se comprometeu a analisar as propostas e dar uma resposta sobre as reivindicações na próxima semana.

Na noite de ontem, o tumulto resultou em um ferido, o jovem Danilo Augusto da Silva Marinho, 23 anos, que foi atingido com uma pedrada na cabeça e atendido no Hospital da Restauração. Ele já recebeu alta. A Polícia Militar estima que mais de 30 coletivos tenham sido depredados.





Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/335216/visualizar/